23/01/2024

Pesquisa Setorial ANAPP: fique por dentro dos números que movimentaram o setor nos últimos anos


Compartilhe:

Novas instalações, materiais mais utilizados, acessórios em alta e número de colaboradores ativos no setor; confira os dados mais importantes da pesquisa divulgada recentemente

Todo ano, a Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP) divulga sua pesquisa setorial que tem como base o ano anterior. Com isso, nesta edição da Revista, você poderá acompanhar os números mais importantes do setor em 2022 e, consequentemente, o comportamento do consumidor no que diz respeito à construção de novas piscinas. O material também traz informações sobre a quantidade de profissionais trabalhando no ramo, entre tratadores, lojistas e fabricantes. Continue a leitura e fique por dentro dos dados da Pesquisa Setorial ANAPP 2023 (base 2022).

Com um total de 48 entrevistados, participaram da pesquisa fabricantes e lojistas associados à ANAPP, sendo 75% deles da Região Sudeste, 18% da Região Sul e 7% das demais regiões do Brasil. O primeiro e mais importante número da pesquisa aponta a quantidade de piscinas existentes em todo o país. Só em 2022, esse número chegou a 3.317 milhões. Dessas, 103 mil novas. Apesar do número significativo, a quantidade de novas piscinas caiu em 2022. Essa queda representa 23,1% em comparação ao ano anterior (2021).

Das 103 mil novas piscinas construídas em 2022, 35% foram em fibra, outros 35% em vinil, e 30% em concreto. E sobre os acessórios, aqui estão alguns números importantes que acompanharam essas estruturas em 2022: 73% das piscinas receberam algum tipo de equipamento de aquecimento; 85% das novas piscinas receberam sistemas de iluminação; 58% das piscinas receberam novas cascatas; 73% das instalações realizadas em 2022 contam com sistemas de hidromassagem. Entre as novas piscinas, 40% têm algum tipo de equipamento de tratamento alternativo instalado e 54% receberam algum tipo de automação eletrônica, como controle remoto e conexão via Wi-Fi.

E sabendo que a inovação está cada vez mais presente também no setor de piscinas, atente-se aos sistemas que chegaram para ficar: das piscinas que receberam algum sistema de aquecimento em 2022, 55% obtiveram aquecedor solar e 33% obtiveram bombas de calor. Além disso, os geradores de cloro estão presentes em 40% das novas piscinas com tratamento alternativo. Os geradores de ozônio estão presentes em 33%, e 27% das piscinas contam com outros métodos alternativos de tratamento.

Por fim, mas não menos importante, vamos falar de quem faz o setor de piscinas acontecer. No ano de 2022, período relacionado à pesquisa, as lojas do setor contavam com cerca de 10 funcionários contratados em regime CLT e 4 terceirizados. O período também registrou 2.500 lojas exclusivas em todo o Brasil, alcançando uma média de 25 mil funcionários. As indústrias contabilizaram 250 unidades ativas, com mais de 21 mil colaboradores. Além de 41 mil tratadores de piscinas atuantes em todo o país no período em questão. Na área de construção civil foram mais de 16 mil profissionais ativos e 104 mil profissionais trabalhando nas demais áreas do setor.

A Pesquisa Setorial Anual da ANAPP visa informar os mais diversos profissionais do setor sobre as movimentações e comportamentos do mercado nos últimos anos, a fim de nortear a tomada de decisões e planejamentos que são colocados em prática a cada nova temporada que chega. Para acessar a pesquisa completa, acesse o link https://anapp.org.br/pesquisa/mercado.pdf e não deixe de acompanhar a ANAPP nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do setor. A Associação está presente no Facebook, Instagram, X/Twitter e YouTube.

 

Fonte: Revista Edição 172