12/03/2024

Piscina para quintal pequeno: ideias encantadoras


Compartilhe:

Com um bom aproveitamento da área externa, é possível desfrutar de uma piscina e ainda trazer ares de resort à casa

Um quintal pequeno não significa, necessariamente, o fim do seu sonho. Mesmo com uma metragem reduzida, é possível construir piscinas e um cantinho de bem-estar em casa.Confira abaixo nove projetos com piscinas pequenas e um ótimo aproveitamento da área externa:

No quintal projetado pela arquiteta Carolina Maluhy, o paisagista Mauricio Prada driblou a falta de espaço com um recurso inteligente: aproveitou o canteiro em "L" entre a piscina e os muros para plantar guaimbês-da-folha-ondulada, palmeiras-arecas e samambaias. As espécies fazem com que o espaço pareça maior, escondem a brutalidade do muro e ainda fazem charme ao tocar na água. 

No projeto de paisagismo de Mauricio Prada, os canteiros rentes ao muro dos fundos e lateral receberam palmeiras-arecas, guaimbês-da-folha- ondulada e samambaias, que envolvem a piscina.

 

Reformada pelo arquiteto Johann Slee, do escritório Slee & Co. Architects, esta casa em Joanesburgo, na África do Sul, tem uma piscina pequena envolta de vegetação, dando a impressão de um lago. A moradora costuma colocar vasos entre as plantas do canteiro, movendo-os sempre que deseja, para obter diferentes efeitos.

No projeto do escritório Slee & Co, a piscina foi envolta em vegetação e alguns vasos podem ser mudados de lugar para criar diferentes efeitos 

 

Na área externa desta casa de 400 m² na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, só havia um terreno de terra com duas palmeiras grandes, onde foi construída uma piscina com raia e um deque parcialmente molhado. Para isso, a arquiteta Amanda Miranda tirou partido da declividade do terreno, criando uma piscina de formato inusitado em blocos que se conectam em diferentes profundidades. O destaque é a parede lateral de vidro transparente, voltada para a sala de estar, que causa grande impacto visual.

Projeto de Amanda Miranda tem vidro na lateral da piscina da Instala Vidros, que permite a visualização da parte interna, revestida com pastilhas da Atlas

 

Na reforma do apê térreo no Jardim Botânico, Rio de Janeiro, o escritório PKB Arquitetura pensou em uma área de lazer para ser usada o ano inteiro. A começar pela piscina aquecida, que conta com uma cobertura retrátil de alumínio e policarbonato. Na parte gourmet, a cozinha é bem equipada com churrasqueira e coberta por pergolado de alumínio com vidro.

No projeto do PKB Arquitetura, a piscina aquecida, de fibra, é da Unlimited Pool. A mesa de jantar de freijo maciço foi desenhada pelo escritório 

 

Na reforma desta casa de 250 m², no bairro do Morumbi, em São Paulo, a arquiteta Marilia Pellegrini reconfigurou a varanda e deu um novo formato à piscina. O layout repaginado da área externa garantiu mais espaço para convivência e permitiu um projeto paisagístico, pensado especialmente para compor todos os espaços da casa.

No projeto da arquiteta Marilia Pellegrini, a piscina ocupa a extremidade da varanda e ganhou um projeto paisagístico

 

Cercada por uma paisagem natural exuberante, a casa localizada no bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, projetada em 1969 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, não possuia piscina. Durante a reforma, comandada pela nova moradora e artista Adriana Varejão, a propriedade ao lado foi adquirida, dando espaço para uma pequena piscina, adornada por guaimbês e palmeiras. 

A piscina criada durante a reforma da casa de Adriana Varejão, projetada originalmente por Oscar Niemeyer, é cercada por plantas e árvores

 

Na reforma desta cobertura de 220 m² na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, assinada pelos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, do Beta Arquitetura, o lar ganhou mais espaço de sala, um closet e um pequeno terraço com piscina, churrasqueira e jardim vertical. Dessa forma, o casal consegue receber os amigos e dar festas também ao ar livre.

No projeto dos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, o terraço pequeno conseguiu integrar churrasqueira, piscina e área social após a reforma. Churrasqueira e coifa da Largrill. Projeto paisagístico da Beta Arquitetura

 

Idealizada para não ocupar espaço no jardim, esta piscina de 3 x 3 m parece uma hidromassagem. O formato, pensado pelo escritório de paisagismo Grama & Flor, propõe conversas dentro da água. Há um banco dentro da piscina, revestido de pastilhas, e almofadas no deque, que convidam todos a relaxar.

No projeto do escritório Grama & Flor, a piscina lembra uma hidromassagem e tem apenas 9 m²

 

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com