11/03/2021

Pandemia estimula prática de esportes e brasileiros desenvolvem novas paixões, aumento por interesse na natação 230%


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Entre março e novembro de 2020, as buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes, com destaque para o aumento do interesse por ciclismo (+144%) e natação (+230%). A porcentagem dos que declaram praticar esportes cresceu de 58% em 2018 para 69% em 2020.

Para entender a relação do brasileiro com esportes e as mudanças no comportamento relacionado com prática de atividades físicas, o Google fez um estudo com 2 mil brasileiros entre 24 e 26 de novembro de 2020. As descobertas foram combinadas com o interesse por diversas modalidades e práticas esportivas na página do buscador e comportamento no YouTube, além de dados das pesquisas de 2006 a 2020 da consultoria especializada Sport Track.

Segundo a pesquisa da Sport Track, 39% declararam ter começado a praticar algum esporte novo no período, com destaque para caminhada (23%), corrida (18%) e bicicleta (10%).

Por que os brasileiros estão praticando mais exercícios físicos? O que o estudo revelou é que a maioria quer mesmo é cuidar de sua saúde e bem-estar, muito mais do que por estética ou hobby simplesmente.

Cada vez mais populares

O desejo de estar perto da natureza, que já era uma tendência e referência de um bem-estar holístico, ganhou ainda mais importância. O estudo do Google mostra que 41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre e 23% buscam artigos para atividades externas. Nesse ambiente, esportes individuais, como surf e skate são os grandes destaques, registrando crescimento de 672% e 550%, respectivamente, nas buscas nos últimos cinco anos.

Apesar de mais ativos, ainda é difícil manter a rotina. Dois em cada três brasileiros não estão satisfeitos com suas práticas de exercícios atual, segundo o estudo do Google. Para os entrevistados, as principais barreiras são a falta de tempo (25%) e o cansaço (21%). Na pandemia, 24% diz praticar menos esportes e apenas 11% está praticando mais.

Novas necessidades

Segundo o estudo, a frequência da compra de artigos esportivos está diretamente ligada com a constância da prática de esportes ou exercícios físicos. Aqueles que declaram se exercitar três vezes por semana ou mais são mais da metade (58%) dos que declaram comprar artigos esportivos duas ou mais vezes por mês.

A moda também vem sendo influenciada neste processo, à medida que elementos como conforto e tecnologia dos materiais esportivos são levados para o dia a dia. Dentre as motivações para a compra, um a cada quatro diz que usam produtos esportivos no dia a dia, não só no treino.

Com o interesse por novas modalidades e práticas esportivas, também surgem novas demandas dos consumidores.

“Essa relação mais plural com os esportes é o momento para as marcas e varejistas expandirem os seus portfólios e relação com os consumidores, oferecendo produtos, conteúdos e experiências que fomentem as novas paixões e práticas dos brasileiros”, diz José Melchert. “Elas têm um papel de ajudar os brasileiros a inserir exercícios e esportes em suas rotinas, seja indoor ou outdoor, promovendo bem-estar e qualidade de vida”, complementa.

 

Fonte:valorinveste.globo.com