23/04/2024

Nunca é tarde para aprender a nadar


Compartilhe:

Não é necessário ser criança para começar a desafiar as águas

Você já é crescidinho e ainda não mergulha? Calma, não se envergonhe disso. Pesquisas revelam que um em cada cinco adultos também não sabe nadar. E entre os norte-americanos é bem maior: quase metade deles não nadam o bastante para salvar a própria pele. O lado bom dessa história é que nunca é tarde para aprender a nadar. Seja desafiando um medo ou simplesmente deixando de lado a zona de conforto para descobrir algo novo, há sempre um caminho aberto para quem quer expandir seus próprios limites.

 

Confie em si mesmo

Começar aulas de natação é um passo crucial na vida de uma pessoa que quer entrar para o campo dos aprendizes.
Quanto mais você confia em si mesmo, melhores serão seus resultados na piscina, explica a professora de natação Ana Gabriela, da Academia Gustavo Borges.

Segundo ela, se sentir seguro é muito importante para quem está começando aprender a nadar. Quem é traumatizado por uma história marcante com relação à água demora muito mais para aprender a nadar do que alguém que não possui medo algum. A professora acrescenta que quase sempre a insegurança é a única dificuldade que diferencia uma criança de um aluno adulto. Conforme cresce, a pessoa desenvolve fobias que não possuía na infância. Isso se reflete em vários aspectos da vida, inclusive no desenvolvimento de um aspirante a nadador.  O tempo médio para se aprender a nadar pode variar de um mês a um ano.

Ter confiança no professor também é um fator importante, mas a condição ideal para que essa proximidade se consolide é a escolha de uma boa academia. Ela deve ter, profissionais capacitados, piscinas adequadas ao seu nível de conhecimento aquático, equipe de segurança e todos os equipamentos necessários para as aulas.

Ana explica que, em geral, o iniciante passa por atividades de flutuação e mergulho, com duas a três aulas semanais, que é a periodicidade ideal.

Não tenha medo de aprender a nadar!

Ana destaca que entre os exercícios mais difíceis para adultos com dificuldades de aprender a nadar são os de costas, exatamente porque não se está vendo o que há ao fundo. Isso dá a entender a dimensão da trava que o medo pode acarretar até mesmo ao progresso do mais empolgado dos alunos. A ansiedade compromete seu desempenho por limitar os artifícios de respiração que a natação demanda.

Em tempo: confiança, respiração adequada e muita força de vontade integram o pacote-chave do nadador de sucesso. E não é difícil notar que uma coisa está diretamente ligada à outra. Por isso, não desista, respire fundo e acredite em si e no seu professor. O seu êxito será consequência do seu nível de entrega a esse processo.

E, por ser adulto, você tem alguns pontos a seu favor. Diferente da criança, um adulto têm toda a estrutura motora já bem desenvolvida. O que facilita, e muito, a adaptação aos exercícios, sendo assim, se o corpo colabora e a mente persiste na meta, não há limites para quem está bem disposto.

 

Fonte:www.academiagb.com.br