05/07/2022

Natação no inverno: conheça os benefícios e cuidados necessários


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Esporte aumenta imunidade e melhora funções cardiorrespiratórias, mas alérgicos precisam tomar precauções

Considerada um esporte completo, por trabalhar diferentes partes do corpo, a natação é também um dos exercícios físicos mais democráticos, indicada para crianças de meses de vida até idosos. Encarar as baixas temperaturas do inverno para nadar, porém, nem sempre é fácil. Mas especialistas e praticantes afirmam que vale a pena. Entre os principais benefícios, de acordo com a médica pediatra Danielle Negri, que tem um complexo pediátrico no Leblon, estão aumento da imunidade, diminuição de crises alérgicas, melhora nas funções cardiorrespiratórias, controle de peso, maior gasto calórico e combate ao estresse e à ansiedade.

É de extrema importância que a natação seja mantida no inverno, período de maior incidência de doenças respiratórias. Principalmente para quem tem doenças respiratórias crônicas, como asma, porque a modalidade trabalha o aparelho respiratório e promove a reeducação respiratória, o que ajuda e muito os asmáticos nos momentos das crises. No caso deles, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados como iniciar a prática de forma leve, aumentando a intensidade progressivamente, e optar por piscinas com tratamentos alternativos como sal e ozônio, já que o cloro pode irritar as mucosas — ensina.

A médica Danielle Negri: “A natação trabalha o aparelho respiratório”

 

A professora de natação e educadora física da Bodytech Márcia Salles ressalta que os pequenos desenvolvem habilidades aquáticas de uma forma lúdica, brincando de nadar. Já no caso dos adultos, outra vantagem é que a natação permite que seja desenvolvida a musculatura sem o impacto nas articulações, podendo ser praticada em qualquer idade, com as devidas supervisões profissional e médica.

— Por ser um exercício aeróbio, ela exercita o coração e favorece as trocas gasosas, melhorando a capacidade pulmonar. Quem tem asma e bronquite tende a ficar com os ombros elevados, alterando a postura, e a natação pode corrigir ou atenuar essas alterações — explica.

Para as aulas de natação infantil no inverno, Márcia recomenda manter a criança agasalhada antes e depois da atividade e ainda um banho morno rápido após a aula, o uso do secador de cabelos e de um casaco com capuz para proteger a região da cabeça.

— O mesmo pode ser feito na natação adulta. Mas, para eles, o importante é estabelecer um objetivo que vai motivá-los a manter a frequência nas aulas. Pode ser aprender a nadar, melhorar o condicionamento físico e até participar de uma competição — diz.

Além de melhorar o condicionamento físico, o empresário Bruno Florentino, de 48 anos, que pratica natação há mais de dez anos, entre três a seis vezes por semana, também teve ganhos na postura, no sono, na disposição, no humor e no rendimento no trabalho.

— Os benefícios são muitos, e essas áreas são diretamente afetadas quando por algum motivo eu paro por um tempo — afirma.

 

 

Em muitas academias, há piscinas aquecidas. Mas e quando a natação é no mar? O cardiologista Cláudio Moreira, de 50 anos, faz natação desde o 4 anos — e natação no mar, diariamente, na Praia Vermelha ou em Copacabana, há cerca de cinco anos, com a equipe Vem Nadar. Ele conta que no inverno as águas estão paradoxalmente mais quentes, graças a correntes marinhas.

— Fica entre 22 e 24 graus, o que é bem confortável para nadar. O problema é entrar e sair da água devido ao frio e ao vento fora. A partir de setembro, a temperatura da água costuma diminuir, chegando às vezes a menos de 17 graus, sendo necessário usar roupa de neoprene, a fim de reduzir o frio, e fazer um aquecimento mais intenso antes de entrar na água. Na piscina há muito mais controle do ambiente, inclusive da temperatura da água, mas também é muito gratificante a conexão com a natureza, cruzar com peixes, tartarugas, arraias e outros animais — detalha o médico. — Posso afirmar que todos os aspectos da vida ficam melhores com atividade física regular.

 

Fonte:oglobo.globo.com