06/02/2019

Natação infantil diminui em até 88% risco de afogamento de crianças


Compartilhe:

Dados apontam que 52% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorre em piscinas dentro de residências O post Natação infantil diminui em até 88% risco de afogamento de crianças

De acordo com o Instituto de Natação Infantil, aulas de natação diminuem em até 88% o risco de afogamento de crianças de 1 a 4 anos. Enquanto isso, número de acidentes do tipo em Goiás vem aumentando. Em menos de uma semana, duas crianças de 2 anos de idade morreram afogadas no Estado.

O primeiro caso ocorreu no dia 28 de janeiro, em uma chácara localizada no distrito de Souzânia, em Anápolis. A vítima era de Portugal e visitava o Brasil pela primeira vez. Enquanto brincava com as primas, o menino caiu no lago e se afogou. Embora tenha sido levado para o Hospital de Urgências de Anápolis, a criança não resistiu e teve a morte constatada.

O segundo caso ocorreu na noite de sábado, 2, em um condomínio residencial de Goiânia. O garoto foi encontrado já sem vida por sua mãe dentro da piscina. Mesmo com o socorro do Corpo de Bombeiros e um trabalho de reanimação que durou cerca de uma hora, ele não resistiu.

Dados da ONG Criança Segura já apontaram que no Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte entre bebês e crianças de 0 a 14 anos. O Instituto de Natação Infantil reforça essa informação ao apontar que 52% das mortes na faixa de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas dentro de residências. Sempre se orienta para nunca deixar uma criança sozinha dentro ou próxima da água.

A confiança absoluta em itens aquáticos, como boias e espaguetes, bem como a distração com aparelhos eletrônicos, dentre outros fatores, podem ser alguns dos motivos que têm deixado os adultos cada menos atentos com os acidentes dentro de piscinas e lagos.

Fonte: noticias.r7.com