06/06/2018

Móveis na Piscina


Compartilhe:

Confira as dicas para mantê-los limpos e com cara de novos

A área da piscina pode ser um ambiente mais aconchegante para reunir a família, receber os amigos ou dar uma festa. O paisagismo ajuda bastante, com flores e plantas que valorizam consideravelmente o espaço.

Mas a paisagem precisa, também, de móveis convidativos e acolhedores. Cadeiras, espreguiçadeiras e até mesas precisam estar em sintonia com o projeto paisagístico da piscina. A escolha do mobiliário ideal para o uso cotidiano e mesmo para ocasiões especiais deve ser feita já no planejamento da área.

Os materiais mais comuns são madeira, alumínio, plástico e fibra. Cada um deles requer cuidados especiais:

Madeira

Os móveis em madeira geralmente evidenciam o aspecto natural do material. Para prolongar sua vida útil, é essencial remover o pó com pano umedecido em água, seguido de pano seco.

Outra maneira de garantir a durabilidade é aplicando um kit de manutenção específico para a madeira. Geralmente, esse método está indicado no manual do produto. Ele consiste em lavar o móvel com água, deixar secar por completo, lixar com lixa fina, aplicar produto impermeabilizante, retirar o excesso do produto ainda úmido e limpar a superfície com esponja abrasiva (busque orientação sobre qual produto usar).

Alumínio

Os móveis em alumínio são duráveis e não precisam de manutenção constante, pois esse é um metal resistente. O indicado é limpar com cera automotiva ou silicone líquido para retardar o surgimento de manchas.

Especialistas recomendam evitar o uso de produtos abrasivos como álcool, amoníaco, cloro e solventes, além da palha de aço e derivados.

Lembre-se de guardar os móveis secos e limpos.

Plástico

O plástico é bem simples de manter conservado, com aspecto de novo, apenas coberto com uma capa para evitar manchas e sujeiras. Para a limpeza, o indicado é lavar com água e sabão neutro, utilizando uma esponja ou pano.

Evite também produtos com álcool, amoníaco ou água clorada da piscina.

Fibras

Para a limpeza desse tipo de material, o indicado é uma solução de água e sabão neutro, espalhada pelo móvel com pano umedecido.

Para limpar o vão entre as fibras trançadas, utilize a mesma solução com o auxílio de uma escova.

Para as fibras sintéticas, utilize a mesma solução de água e sabão neutro, aplicada com uma esponja macia para esfregar os móveis.

Cuidado para não utilizar detergentes e solventes na manutenção ou limpeza.

Fonte: Revista ANAPP Edição 130