05/04/2018

Lentes de contato na praia ou na piscina? Veja os cuidados necessários.


Compartilhe:

Vai para piscina ou praia com as lentes de contato e quer evitar problemas? Confira os principais cuidados!

Com a chegada do verão, praia e piscina são as formas de diversão mais procuradas, visto que ajudam a aliviar as altas temperaturas comuns nesta época. Quem tem problemas de visão, seja ele qual for, não se sente à vontade neste locais com os óculos, pois esses podem cair, quebrar ou arranhar, assim as lentes de contato se tornam a melhor opção, porém é preciso ter diversos cuidados especiais ao utilizar esse acessório, pois a grande umidade destes espaços e as bactérias presentes podem causar infecções oculares graves como as causadas por um protozoário chamado acanthamoeba, que é extremamente grave e é capaz de ocasionar até a perda de visão. Vai para piscina ou praia com as lentes de contato e quer evitar problemas? Confira os principais cuidados:

– Lentes de descarte diário: com esta opção de lentes, seus olhos ficarão menos expostos a possíveis contaminações da água ou da areia, visto que ao final do uso é somente jogá-las fora e com elas irão embora todos os riscos de infecção. Essa também é uma ótima opção para aqueles que praticam esportes aquáticos.

– Óculos de mergulho: o indicado pelos oftalmologistas é que não haja contato dos olhos com as lentes de contato e a água do mar ou da piscina, uma opção para aqueles que gostam de mergulhar e manter os olhos abertos são os óculos de mergulho, que irão manter os seus olhos protegidos. Caso, seus olhos tenham algum contato com a água, troque de lente imediatamente, pois com as mesmas lentes, as bactérias permanecerão em contato com os olhos e possibilitando a ocorrência de infecções.

– Óculos de sol: com as lentes de contato é possível enxergar perfeitamente, porém essas não oferecem proteção contra os raios UV e como nas praias e nas piscinas a exposição aos raios solares é maior, o uso de óculos de sol se torna obrigatório. Esse acessório pode ajudar também a proteger os olhos do vento e areia, mas caso algum corpo estranho caia nos olhos, retire as lentes e as lave com soluções de limpeza indicadas pelo seu médico e as coloque novamente. Se o desconforto persistir, retire as lentes e não as coloque novamente.

– Durante o banho de mar é comum que haja a desidratação do material da lente de contato, o que pode incomodar e dificultar a remoção do acessório. O ideal é sempre usar colírios lubrificantes antes da retirada da lente, o que facilitará a sua remoção e manuseio. Tentar forçar a retirada sem o uso prévio de lubrificantes pode machucar a córnea e causar dor.

– Se mesmo com todos os cuidados, ao final do dia os olhos estiverem irritados, faça compressas com água gelada filtrada, mas não deixa a água entrar em contato com o olho. Se a irritação permanecer, procure atendimento médico.