13/06/2018

Investimento em bem-estar


Compartilhe:

Banheiras valorizam imóvel, mas fique atento para a qualidade e a segurança do modelo escolhido

Na hora de comprar ou reformar a casa, o sonho de consumo de muitas pessoas é a banheira, instalada na área interna ou externa da residência.

Curtir e relaxar é a expectativa comum desses sonhadores.

Especialistas imobiliários admitem que a banheira pode aumentar o valor de mercado do imóvel, mas é preciso estar atento a alguns detalhes, como a escolha de equipamentos com certificados de segurança e de qualidade para prevenir acidentes.

Acessórios como jatos de hidromassagem e jatos d’água, entre outros acionados pela energia elétrica, podem representar uma ameaça para o usuário se não estiverem dentro dos padrões de segurança estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

(Inmetro) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Consumo de água

Engana-se quem acredita que o consumo de água na banheira é maior que no chuveiro.

Estudos comprovam que uma banheira gasta, em média, 80 litros d’água, enquanto um chuveiro ligado por cinco minutos gasta em torno de 45 litros.

À primeira vista, parece que o chuveiro gasta menos. Mas a banheira pode ser usada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo e por até 25 minutos, gastando os mesmos 80 litros de água. Multiplicando o consumo de água no chuveiro em um banho individual de 25 minutos, o gasto será de 225 litros.

128_1

Saúde e bem-estar

Banheiras e spas são indicados no combate ao estresse, tratamento de doenças e pós-exercícios físicos.

Para melhor aproveitamento, o usuário deve ajustar a temperatura da água, que geralmente varia entre 26°C e 40°C, mas é importante não ficar imerso por tempo demais.

A água quente ajuda a eliminar as toxinas do corpo através do suor e esse processo pode levar à desidratação. Segundo especialistas, as sessões ideais duram de 15 a 25 minutos.

As banheiras podem ser usadas individualmente ou em grupos. Muitos povos

(Como os orientais, que utilizam os ofurôs) entendem que a banheira serve para socializar com amigos e parentes.

Fonte: Revista ANAPP Edição128