15/08/2023

Iluminação em LED para piscinas: vale a pena investir?


Compartilhe:

A iluminação exerce um papel fundamental na percepção dos espaços ao nosso redor. Especialmente em áreas externas, ela é capaz de transformar toda a atmosfera e criar uma sensação de encanto e acolhimento — desde que bem projetada e aplicada, claro. Nesse sentido, as lâmpadas de LED para piscinas têm se destacado como uma opção eficiente. Mas será que realmente vale a pena investir nesse modelo de iluminação? É o que veremos no artigo de hoje!

4 benefícios do LED para piscinas

Para começar, já podemos dizer que a eficiência energética, a durabilidade, a variedade de cores e a segurança oferecidas pelas lâmpadas de LED para piscinas superam as opções de iluminação tradicionais. Por isso, mesmo que o custo inicial seja um pouco mais alto, os benefícios a longo prazo, tanto financeiramente quanto em termos de experiência das pessoas, acabam compensando. Entenda melhor cada ponto:

1 – Eficiência energética

Em comparação com as lâmpadas convencionais, as de LED consomem muito menos energia para produzir a mesma quantidade de luz, resultando em uma economia significativa na conta.

2 – Durabilidade

As lâmpadas de LED têm uma vida útil mais longa quando comparadas às incandescentes e fluorescentes. E essa durabilidade reduz a necessidade de substituição frequente, o que gera menos custos de manutenção.

3 – Variedade de cores

As lâmpadas de LED para piscinas estão disponíveis em várias cores e tonalidades, permitindo que os proprietários escolham a iluminação que melhor se adapte ao ambiente e ao seu gosto pessoal. Sem esquecer que essa versatilidade também possibilita a criação de cenários diferentes para ocasiões distintas.

4 –  Segurança

O LED não emite calor excessivo, o que minimiza o risco de queimaduras ao tocar nas lâmpadas. Além disso, essa tecnologia pode ser integrada a sistemas de automação e controle, permitindo ajustar o brilho e a cor da luz de forma remota, proporcionando um espaço seguro e adequado para cada situação.

Características do LED para piscinas

Agora, conheça melhor as características desse modelo de iluminação:

  • Resistência à água

As lâmpadas de LED para piscinas são projetadas para serem completamente à prova d’água. Elas são seladas hermeticamente para evitar a entrada de água, garantindo que operem de maneira segura e confortável, mesmo quando submersas.

  • Instalação submersa e externa

As lâmpadas de LED para piscinas são projetadas tanto para instalação submersa, quando são colocadas no interior da piscina, quanto para instalação externa, ao redor da piscina e áreas adjacentes. Essa flexibilidade permite a criação de efeitos visuais impressionantes e uma iluminação uniforme para todo o espaço.

  • Eficiência luminosa

O LED emite luz direcional, o que significa que sua luz é focada e não se dispersa amplamente como outras fontes. Assim, a iluminação se torna mais eficiente, pois toda a luz gerada é direcionada para onde é necessária, reduzindo o desperdício de energia.

Tipos de LED para piscinas

Existem vários tipos de LEDs projetados especificamente para piscinas, cada um com suas características e aplicações específicas. Confira os principais:

LEDs submersíveis: são instalados no interior da piscina, geralmente embutidos nas paredes ou no fundo. Eles oferecem uma iluminação direta na água, criando efeitos luminosos impressionantes, como cores variáveis ou transições suaves, deixando a piscina ainda mais bonita durante a noite.

LEDs para borda da piscina: são instalados na borda ou nos arredores da piscina, proporcionando uma iluminação indireta. Eles podem ser utilizados para iluminar caminhos, escadas ou criar uma atmosfera agradável ao redor da piscina. Essa iluminação também contribui para aumentar a segurança, garantindo uma melhor visibilidade das áreas circundantes.

LEDs para cascata: alguns modelos de cascata para piscinas são equipados com LEDs embutidos, oferecendo um efeito de iluminação muito bonito à medida que a água flui.

LEDs flutuantes: são projetados para flutuar na superfície da água e podem ser colocados estrategicamente em diferentes pontos da piscina. Eles proporcionam uma iluminação móvel e versátil, permitindo que a piscina seja iluminada de várias maneiras para atender a diferentes ocasiões.

LEDs brancos: são frequentemente utilizados para iluminação funcional e de segurança. Eles fornecem uma luz branca brilhante e são ideais para iluminar áreas de circulação e detalhes arquitetônicos ao redor da piscina.

LEDs RGB (Red, Green, Blue): eles permitem a projeção de uma ampla gama de cores, permitindo que o usuário escolha entre várias opções de cores sólidas ou faça transições e mudanças de cores programadas. Essa flexibilidade proporciona a criação de ambientes personalizados na piscina.

O que considerar na hora de fazer um projeto de iluminação de LED para a piscinas

Bom, verdade seja dita, de nada adianta ficar de olho nos diversos benefícios das lâmpadas de LED para piscinas e decidir investir nelas se o projeto de iluminação não for bem planejado e executado. Por isso, o primeiro passo é determinar qual é o objetivo principal dessa iluminação. Você pretende destacar a beleza da piscina, criar um ambiente relaxante, proporcionar uma atmosfera festiva ou, quem sabe, uma combinação desses fatores? 

Depois, certifique-se de que todos os componentes elétricos e as lâmpadas de LED utilizadas sejam projetados especificamente para uso em piscinas e sejam à prova d’água. Além disso, evite o uso de cabos elétricos expostos, priorizando a instalação subterrânea ou em conduítes adequados. Também certifique-se de que o acesso às lâmpadas e aos componentes elétricos para eventuais manutenções seja fácil e seguro.

Por fim, planeje o posicionamento das lâmpadas para obter uma iluminação uniforme e equilibrada em toda a piscina. E avalie incluir temporizadores para ligar e desligar as luzes em horários pré-definidos, otimizando o consumo de energia.

Para não ter erro, conte com a orientação de um profissional especializado e siga as normas e regulamentações locais para garantir a instalação correta e segura de todos os equipamentos!

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br