22/09/2021

Há muito barulho no motor da piscina? Conheça causas possíveis


Compartilhe:

Excesso de barulho no motor da piscina nunca é um bom sinal. Afinal, o equipamento funciona como uma espécie de coração para esse espaço, garantindo a circulação de toda a água e ajudando na diluição dos produtos químicos utilizados na rotina de tratamento. Em outras palavras, qualquer problema pode comprometer a qualidade da água.

E, em casos assim, as piscinas são muito parecidas com os carros: se o motor começa a fazer barulho, o proprietário já pensa no tamanho da conta para resolver a situação. Mas fique tranquilo, pois existem diversas causas para uma casa de máquinas barulhenta e nem todas elas são sinônimos de prejuízo!

Confira causas de barulho no motor da piscina

Se você já acompanha nosso blog, sabe muito bem que a gente sempre defende uma rotina cuidadosa e regrada para a manutenção da piscina, com o uso das melhores soluções e dos métodos mais eficientes de limpeza — e isso já é meio caminho andado para quem quer evitar problemas na casa de máquinas. Contudo, se mesmo assim você identificou barulho no motor da piscina, confira algumas das causas mais comuns e saiba como resolver o problema:

-  Oxidação dos componentes

Por mais que todo esse conjunto seja projetado para funcionar em condições de umidade extrema, o tempo costuma ser cruel com as partes móveis da motobomba. A oxidação pode afetar os rolamentos, a base e até mesmo a própria estrutura, resultando em barulho no motor da piscina e no desgaste acelerado de seus componentes.

Evidentemente, os rolamentos da base do motor são os itens que acabam sofrendo mais e são os primeiros a chamar atenção com aquele barulho incômodo. Em casos assim, é sempre importante contar com mão de obra qualificada — um técnico especializado pode rebobinar o motor e substituir o rolamento sem grandes custos operacionais.

- Cavitação no encanamento

Pense bem: a motobomba é projetada para trabalhar em um conjunto fechado, isolado e sem contato com o ambiente externo, garantindo, assim, a eficiência da pressão criada pelo funcionamento do motor, que puxa a água por um encanamento e a empurra pelo outro. Quando o ar invade esse sistema, a bomba perde pressão e não consegue trabalhar direito, algo que os especialistas chamam de cavitação.

Só que, mesmo sem pressão, a rotação da motobomba não diminui: é daí que surge mais um barulho no motor da piscina. Aqui, o ideal é observar se há algum empecilho prejudicando a passagem da água na tubulação de sucção (camisetas, sacolas, panos) ou se a tampa do pré-filtro não está mal apertada. Se for o caso, remover o obstáculo ou fechar o filtro corretamente resolverá o problema rapidamente.

- Problemas com o pré-filtro e os cestos

Outra causa bastante comum do barulho no motor da piscina é a falta da manutenção correta dos cestos do skimmer e do pré-filtro. Lembre-se que esses equipamentos coletam o excesso de sujeira na água (pequenos galhos, folhas e outras partículas maiores) o tempo inteiro. O que acontece é que muitos proprietários não checam se esses recipientes estão com sujeira antes de, por exemplo, aspirar o fundo da piscina.

Com isso, o excesso de detritos retidos no filtro e no cesto acaba impedindo a correta vazão de água pela motobomba, forçando ainda mais a casa de máquinas e aumentando o barulho no motor da piscina. O ideal é que esses componentes sempre passem por uma inspeção visual antes do motor ser acionado, passando por lavação e remoção das impurezas quando necessário.

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br