23/11/2018

Fotógrafa percorre o mundo em busca de piscinas fotogênicas


Compartilhe:

Em julho, a fotógrafa Maritza Caneca passeou por “apenas” 54 piscinas de Budapeste. E isso aconteceu em cinco dias. Elas eram de todos os tipos: de origem árabe, turca, romana, com ondas, quentes, geladas, com bolhas, pequenas, enormes, em clubes ou ao ar livre. Em suas pesquisas para a série em que mergulha desde 2012, a carioca, que vive em Miami, encontrou os mais variados tipos de piscina, que retratou buscando destacar a simetria da cena.

 

— O processo de registrá-las já passou por três fases: começou com elas vazias, seguiu com elas fotografadas inteiras e, agora, está focada nos recortes, que quando impressos em papel algodão parecem pinturas — conta Maritza.

 

Também estarão na exposição que será inaugurada dia 22 na Anita Schwartz, na Gávea, as imagens feitas nas termas Rudas, Szechenyi, Gellert, Kiraly, Lukacs, Palatinus e Römai, em Budapeste, e ainda as piscinas do Hotel Conservatorium, em Amsterdam, e do museu de Wassenaar, em Haia, além do registro da obra “Swimming pool”, do argentino Leandro Erlich.

— Apresentarei também duas esculturas de azulejo em que desenhei recortes das piscinas. São deste ano, produzidas depois de uma temporada em Lisboa — conta ela.

Fonte: oglobo.globo.com