14/02/2018

Exercícios em piscinas: os aliados do emagrecimento.


Compartilhe:

Por Mauro Boimel

Exercícios aquáticos ajudam a perder peso, tornam atividades físicas mais intensas, mas com menos impactos.

Já pensou em fazer exercícios físicos dentro da piscina para queimar calorias? Se sim, ótimo, você está no caminho certo para perder peso, e ter uma vida muito mais saudável. Se não, é bom começar a pensar a respeito!

As vantagens dos exercícios aquáticos são, além debaixo impacto para as articulações, oferecem maior controle e estabilidade, melhoraram o processo cardiorrespiratório e ajudam a definir melhor nossos músculos. Graças à densidade da água, cerca de 830 vezes maior do que o ar, a água torna as atividades mais intensas.  Em função disso, as reservas de glicogénio costumam esgotar-se rapidamente. Assim, os níveis de gordura são atacados. Além disso, a perda de calor corporal na água, entre outras alterações fisiológicas, torna o gasto energético dos exercícios aquáticos maior.

De olho nesse vasto mercado, que não envolve só estética, mas também saúde, treinadores, clubes e academias desenvolvem programas para atender e dinamizar a busca pela boa forma física, uma saída muito mais inteligente do que as dietas milagrosas que surgem em cada estação do ano.

“Hoje existem vários esportes aquáticos, mas antes de saber qual é o melhor, o aluno precisa gostar de água. Caso goste e não saiba nadar, é melhor começar com aulas básicas de natação, por motivos de segurança”, diz Alessandra Ferreira de Souza. “Natação e hidroginástica podem ter gasto calórico equivalente quando comparamos natação de moderada intensidade e hidroginástica com bicicleta aquática”, afirma a Coordenadora Técnica de Natação e Hidroginástica da Academia Saga Natação.

“Aqui temos: natação, hidroginástica, halliwick (alunos que tem medo ou alguma limitação cognitiva ou física)”.

Segundo Alessandra, os fatores que interferem na queima de calorias independente do tipo de atividade são: o gênero (homem ou mulher); condicionamento físico; frequência de aulas, duração das mesmas, intensidade, idade e fisiologia (metabolismo). O gasto varia de 300 a 1000 calorias. A atividade física aliada à uma nutrição adequada, um sono (descanso) tranquilo e ao controle de stress, produz um resultado muito mais satisfatório.

30/07/2017- Budapeste- Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos 2017: Natação, programa da manhã Foto: FINA

Para que haja queima de gordura eficiente em qualquer atividade física, é importante que ela seja praticada com regularidade. É essencial que a pessoa sinta prazer em nadar, por exemplo, e não que nadar seja um sacrifício momentâneo. Segundo o American College of Sports, uma pessoa saudável é a que gasta entre 1.000 e 1.500 kcal por semana, com a prática esportiva. O exercício pode consumir entre 300 e 500 kcal diariamente.

“Ao longo da vida, saber nadar possibilita maior convívio com a natureza, a prática de outros esportes aquáticos, maior interação social, recuperação muscular entre treinos mais intensos. À medida que vamos envelhecendo, ter a liberdade de movimentos amplos com menor sobrecarga articular e, consequentemente, menos dor é uma benção”, aponta ela. Por estes e outros motivos associados à purificação exercida pela água, talvez ela realmente possa ser chamada de fonte da juventude. “Os benefícios de se praticar esportes aquáticos são inúmeros: melhora da circulação sanguínea e do sistema respiratório; reduz o risco de diabetes (ou controla a doença), de colesterol, reduz o peso, promove tônus muscular, flexibilidade, melhoria da postura, autoestima, concentração, cognição, anti-stressitivo, entre outros”, ensina Alessandra.

Sobre a temperatura ideal, quando muito fria, a água pode causar enrijecimento muscular, o que pode se tornar prejudicial. Se muito quente, prejudica a dissipação de calor do corpo, sobrecarregando o sistema circulatório e afetando o rendimento do exercício, o que também não é adequado. A Aquatic Exercises Association (Associação Americana de Exercícios Aquáticos) estabelece alguns parâmetros para a temperatura da água.

– Entre 28°C e 30°C: é a média mais confortável e benéfica para a prática geral de exercícios, principalmente as de resistência muscular;
– Entre 25°C e 28°C: indicada para exercícios intensos e competitivos;
– Entre 26,5°C e 30°C: recomendada para obesos;
– Entre 32°C e 35°C: indicada para atividades terapêuticas e de reabilitação.

O QUE? COMO E QUANTO?

WATER BIKE
Pedalada feita dentro da piscina num equipamento sem assento instalado na borda.
Função: atividade aeróbica de alta intensidade. Permite que a pessoa faça, além da pedalada, movimentos de step e remada. Ao contrário do modelo convencional, a pessoa fica ainda na vertical e imersa em maior profundidade.
Duração da aula: 50 minutos
Gasto calórico: cerca de 800 calorias

BIRIBOL
Partida de voleibol, com rede, praticada na piscina, com a água na altura da cintura.
Função: de forma mais descontraída, aumenta o gasto energético e trabalha a musculatura dos membros inferiores ao oferecer resistência nos saltos e deslocamentos. Ameniza, ainda, o impacto sobre os joelhos e trabalha os membros superiores nos bloqueios e passes.
Duração da aula: 60 a 90 minutos
Gasto calórico: cerca de 300 calorias

3

DEEP RUNNING
Corrida praticada em piscina profunda, sem que os pés toquem o fundo, com uso de colete ou cinto flutuador.
Função: além de intensa, é livre de impacto. Exige força abdominal para a estabilidade do corpo e trabalha a resistência muscular dos braços e das pernas. Pode ser usada como alternativa ou complemento à corrida no solo. O praticante tem de ficar atento para fazer o movimento de corrida, não de pedalada.
Duração da aula: 45 a 60 minutos
Gasto calórico: cerca de 400 calorias

HIDROSPINING
Chamado também de hidrocycle ou hidrobike, é a pedalada dentro da água num aparelho semelhante à bicicleta.
Função: promove intensa atividade aeróbica, o que estimula o sistema cardiorrespiratório, além de trabalhar a musculatura dos membros inferiores, com maior controle das articulações.
Duração da aula: 45 a 50 minutos
Gasto calórico: cerca de 800 calorias

4

AQUAFIT
Corrida feita numa esteira dentro da piscina, com água pela cintura, explorando intensidades e inclinações do aparelho.
Função: fortalece o sistema cardiovascular e a musculatura dos membros inferiores. Aumenta o gasto calórico em até 140%, em função da resistência da água ao exercício, mas com 45% menos impacto do que uma esteira convencional.
Duração da aula: 45 minutos
Gasto calórico: cerca de 600 calorias

HIDROPOWER
Hidroginástica só de exercícios aeróbios de alta intensidade, com saltos, agachamentos e movimentos coordenados, com pouca ou nenhuma pausa para descanso.
Função: ao trabalhar em intensidades mais elevadas, estimula-se o condicionamento cardiovascular e também maior gasto calórico.
Duração da aula: 45 minutos
Gasto calórico: de 400 a 700 calorias

HIDROFIGHT/ HIDROKICKBOXING
Populares lutas marciais dentro da piscina. Os pontapés, socos e desvios são feitos na água com uso de acessórios, como luvas de hidroginástica, que aumentam a resistência aos movimentos. Geralmente, são adaptadas durante as aulas de hidroginástica.
Função: atuam no condicionamento cardiorrespiratório e na resistência muscular, promovendo também o aumento do gasto calórico e a queima de gordura, além de trabalhar a coordenação de movimentos e o equilíbrio.
Duração da aula: 45 minutos
Gasto calórico: cerca de 350 calorias

POWER POOL
Aula de hidroginástica coreografada em cima de músicas, com pouco uso de acessórios.
Função: o trabalho intenso aprimora o condicionamento aeróbico, estimula um maior gasto calórico e trabalha a resistência muscular.
Duração da aula: 45 a 60 minutos
Gasto calórico: cerca 500 calorias

KAYAK TRAINING
Treino das técnicas de remadas da canoagem, no qual os caiaques ficam presos à borda da piscina por um elástico.
Função: melhora o sistema cardiorrespiratório e a coordenação motora. Define também os braços e estimula o emagrecimento.
Duração da aula: 1h30
Gasto calórico: de 500 a 600 calorias

AQUAJUMP
Tradicional aula de saltos na cama elástica, desta vez dentro da piscina.
Função: fortalece a musculatura dos membros inferiores, com maior proteção contra impactos. Estimula elevado gasto energético e ajuda a trabalhar o equilíbrio. Muitos terapeutas fazem uso desta modalidade no trabalho de fortalecimento de tornozelos ou joelhos enfraquecidos.
Duração da aula: 45 a 60 minutos
Gasto calórico: cerca de 400 calorias

HIDROABDOMINAL
Função: hidroginástica com enfoque no abdómen e da região central do corpo, por meio de exercícios com barras.
Função: trabalha a resistência muscular e a força do abdómen de forma mais localizada, estimulando também o gasto calórico e o condicionamento aeróbico.
Duração da aula: 45 minutos
Gasto calórico: de 300 a 400 calorias

Fontes: Revista Anapp – Edição 136

www.prozis.com/blog/pt-pt/os-melhores-exercicios-napiscina-para-queimar-calorias-e-desenvolver-a-massamuscular- parte-2/

www.minhavida.com.br/fitness/materias/3280-piscina-ealiada- de-quem-tem-pressa-em-perder-peso