17/04/2019

Esvaziar sua piscina?


Compartilhe:

Sua piscina está muito suja? A água está escura ou esverdeada? Você tem um vazamento? Está pensando em esvaziar a piscina? Calma!

Drenar a água de uma piscina não é um procedimento recomendado, já que pode ocasionar sérios problemas na estrutura e altos prejuízos no seu bolso. Mas, sabemos que existem determinadas situações em que sua piscina precisará de manutenção, fazendo com que ela tenha que ser esvaziada. Antes de tomar uma medida drástica e esvaziar a piscina confira algumas recomendações.

Entenda os riscos

Cada tipo de piscina tem suas particularidades e garantir o bom estado de conservação estrutural vai depender dos cuidados tomados durante o tempo em que ela vai ficar vazia.

No caso de piscina de fibra, o procedimento de tirar toda a água potencializa as chances de ter rachaduras e estofamentos e recomenda-se o uso de escoras internas para evitar que acomodações do terreno deformem o casco.

Se for uma piscina revestida com azulejos, cerâmica ou pastilhas, independentemente de a estrutura ser de alvenaria ou concreto armado, a dilatação térmica provocada pela exposição direta ao sol pode causar problemas no revestimento e na estrutura, ocasionando vazamentos futuros.

Já em piscinas de alvenaria com acabamento em vinil, é preciso estar atento ao risco de deslocamento do vinil e acumulo de água das chuvas entre o acabamento e a alvenaria, isso pode causar danos a estrutura, uma vez que ela não é impermeabilizada.

Em todos os casos, o ideal é criar uma cobertura com lona sob a qual a equipe técnica possa executar os reparos. Deve-se ainda tomar cuidado com a hidráulica da piscina para que não entrem objetos indesejados nas tubulações e, especialmente no caso de piscinas de fibra, verificar a questão das escoras internas.

A água está suja

Se você deixou de cuidar da sua piscina por um período e ela ficou suja, a indicação é para tratar a água, aspirar o fundo e esfregar as paredes. Até mesmo se a água da piscina estiver bastante suja, é aconselhável realizar um tratamento de choque para recuperar seu estado cristalino ao invés de jogar toda água fora. O processo é mais econômico e ecológico do que a troca da água.

Mantenha a piscina limpa

No inverno ou mesmo em períodos sem utilização da piscina você pode optar por utilizar uma capa para cobrir a piscina, evitando assim a queda de sujeiras. Outra indicação é filtrar a água três vezes por semana e adicionar um tablete de cloro no flutuador para conservar a qualidade da água.

A drenagem da água só deve acontecer quando todos os tratamentos e ações corretivos não tiverem atingido o resultado esperado. Neste caso, lembre-se de contar com orientação profissional especializada e de seguir os cuidados primordiais para assegurar a vida útil da sua piscina.

Fonte: sppiscinas