17/10/2023

El Niño e calor intenso no Brasil aumentam o consumo de cloro na piscina


Compartilhe:

Clima mais quente na primavera é comum, mas os termômetros estão acima do normal em razão do El Niño e das mudanças climáticas, que têm elevado a temperatura do planeta.

 

El Niño é um fenômeno climático, que envolve fatores atmosféricos e oceânicos, caracterizado pelo aumento das temperaturas do oceano Pacífico. A origem desse fenômeno é a costa oeste da América do Sul, mais especificamente o território do Peru. A alteração anormal da temperatura do oceano Pacífico provoca mudanças climáticas significativas, principalmente na faixa tropical do globo. No Brasil, além de chuvas torrenciais no Sul e secas no Norte e Nordeste, o El Niño causa temperaturas extremas em todo o território, como temos notado nesta primavera.

 

Este aumento do calor influencia diretamente na temperatura da água em uma piscina e, consequentemente, eleva o consumo de cloro de várias maneiras. Saiba como:

Aceleração da evaporação: Em climas quentes, a água da piscina pode evaporar mais rapidamente. À medida que a água evapora, os produtos químicos da piscina, incluindo o cloro, também podem ser perdidos mais rapidamente. Isso significa que você pode precisar adicionar cloro com mais frequência para manter os níveis adequados.

Estabilidade do cloro: O calor também pode afetar a estabilidade do cloro na água da piscina. O cloro livre, que é a forma eficaz de cloro para desinfetar a água, pode degradar mais rapidamente em temperaturas elevadas, o que significa que você pode precisar adicionar mais cloro estabilizado ou manter uma concentração mais alta para compensar essa degradação.

Atividade microbiológica aumentada: O calor pode promover o crescimento de micro-organismos, como bactérias e algas, na água da piscina, especialmente com ausência de cloro. Isso pode resultar em uma demanda maior por cloro, já que o cloro é usado para desinfetar a água e combater o crescimento de micro-organismos indesejados. Bastam algumas horas de sol para que as algas se desenvolvam.

Maior uso da piscina: Em climas quentes, as pessoas tendem a usar mais a piscina, o que pode aumentar a carga de contaminantes na água. Isso inclui suor, óleos corporais, protetores solares e outros resíduos que podem reagir com o cloro, diminuindo sua eficácia e exigindo mais cloro para manter a água limpa e segura.

 

Fonte:www.pool-life.com.br