05/10/2023

Descubra os Benefícios do uso da Piscina para sua Saúde


Compartilhe:

Os benefícios do uso da piscina para a sua saúde são muitos, sem contar que as atividades dentro da água são mais divertidas, com menor impacto, melhora a capacidade cardiorrespiratória e pode ser praticada por pessoas de qualquer idade.

Em um país como o nosso, no qual a maioria das regiões experimenta calor o ano todo, nada melhor do que variar os treinos.

A piscina ajuda na perda de calorias?

As atividades realizadas dentro da água gastam mais energia do que aquelas que fazemos fora da piscina. É possível perder o dobro de calorias fazendo um treino dentro da água. Por exemplo, uma hora de natação equivale a perda média de até 600 calorias, combinado com uma alimentação equilibrada.

Com isso, podemos inserir as atividades aquáticas como associadas ao plano para o emagrecimento. Você consegue perder peso enquanto se diverte e aproveita o momento. O que é válido para quem deseja variar os treinos durante a semana para não cair na rotina.

Melhora a circulação sanguínea?

Nadar é uma atividade que chamamos de aeróbica, ou seja, usa do oxigênio para gerar mais energia e movimentar os músculos. Com isso, ocorre uma dilatação dos nossos vasos sanguíneos, fazendo com que o fluxo de sangue corra mais livremente.

O coração fica mais fortalecido, com os batimentos estabilizados. Portanto, podemos dizer que as atividades dentro da piscina ajudam a melhorar a circulação sanguínea, promovendo mais saúde para todo o nosso sistema circulatório.

É possível criar músculos com a prática de exercícios na água?

Já vimos que é gasto mais energia dentro da água, fazendo com que os nossos músculos trabalhem ao dobro e por conta disso, podemos ver nitidamente a evolução da musculatura.

Também é possível notar que a prática de exercícios na piscina gera mais força e resistência e o resultado vem com menor tempo de treino se compararmos a outras atividades no solo, devido ao maior gasto calórico.

Vale lembrar que ter boas práticas de alimentação ajudam nesse processo.

Grande aliada no controle do estresse

O primeiro passo para a prática da natação é o controle da respiração. Aprender a respirar corretamente durante o exercício, não apenas melhora o sistema cardiorrespiratório, como também colabora no controle das emoções. Os quadros de ansiedade e estresse, por exemplo, podem reduzir.

Altos níveis de estresse geram reações físicas, como aceleração no batimento cardíaco, falta de ar, excesso de transpiração e corpo tremulo.  Durante todo o treino da natação, focamos 100% na respiração e na atividade a ser executada naquele instante, além do que, a pratica da natação diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta a produção do hormônio da felicidade, a serotonina, ganhando assim benefícios para nossa saúde mental.

Idosos, gestantes e crianças também podem frequentar a piscina?

A prática de esportes é essencial para o desenvolvimento das crianças, tanto na parte física, quanto mental. Adquirir habilidades de sobrevivência na água é outro grande benefício proveniente do uso da piscina para a saúde.

Os idosos podem encontrar na piscina uma alternativa para se divertir e exercitar o corpo. A água protege o impacto das atividades físicas, tornando mais seguro para ossos e musculatura dos idosos. Assim, é uma oportunidade de fazer exercícios que combatam problemas típicos dessa fase, como a perda de tônus muscular e densidade óssea.

As gestantes representam outro grupo que pode se beneficiar dos treinos na água. Afinal, é possível usar a piscina em toda a gestação, promovendo vantagens para a saúde, como melhora na circulação sanguínea, reduzindo os inchaços. Também promove relaxamento porque alivia o peso da barriga.

Sabemos que a piscina é um espaço de intenso divertimento, mas não podemos esquecer dos benefícios que ela pode oferecer para o nosso bem-estar e saúde.

 

Fonte:montrealpiscinas.com.br