31/12/1969

Cromoterapia


Compartilhe:

Estamos na estação do ano mais charmosa, o outono. As folhas perdem o tom verde do verão, tornando-se douradas, deixando as árvores quase sem folhas, revelando um quadro de tons marrons, amarelos e acobreados.

Na cromoterapia, a utilização das cores em tratamentos estéticos e terapias alternativas, têm como finalidade, o estímulo, o relaxamento e o bem-estar.

Os tons, amarelo e laranja normalmente são utilizados em restaurantes e gourmet, onde a finalidade é estimular o desejo.

O verde e azul, são cores calmantes e curativas, muito exploradas no relaxamento, para induzir o bem-estar e equilíbrio.

O violeta e cor de rosa revelam sentimentos de carinho, amor e maternidade quando empregados em ambientes. O vermelho além de estimulante como o laranja, atua como uma cor chamativa, mas em algumas pessoas pode causar sensação de desconforto e até despertar emoções, neste caso orienta-se em pontos nunca em espaços amplos. Em áreas extensas só é permitido tons de outras cartelas de cores harmoniosas.

Já as cores neutras, preto, marrom e derivado de cores escuras não são utilizadas na estética. Enfim nessa estação a cromoterapia é uma opção, tanto na iluminação dos ambientes, piscinas e espaço de lazer, complementando o charme do Outono e reportando ao aconchego, pincelando de cores uma época de tons neutros.

Maria Inês Reichenbach