21/03/2023

Confira a agenda esportiva de natação e águas abertas para 2023


Compartilhe:

Em janeiro, o Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) definiu o calendário de eventos das duas modalidades

Um novo ano começou e, com ele, a expectativa dos apaixonados por esporte para acompanhar uma agenda novinha e recheada de eventos esportivos. E para a alegria de muitos, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos1 (CBDA) definiu o calendário de eventos nas modalidades natação e águas abertas para a temporada 2023. O anúncio foi realizado formalmente na Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu no dia 16 de janeiro. Na ocasião, também foram definidos os nomes que compõem o Conselho de Administração da Confederação.

Águas Abertas

Com início em fevereiro, o calendário de eventos começou com as provas de 1,5km, 5km e 12km da 10ª Copa do Brasil, em Itajaí, Santa Catarina. Já em março, mais precisamente nos dias 4 e 5, as provas acontecem em Petrolina, Pernambuco. Nos dias 25 e 26 do mesmo mês, elas chegam à Foz do Iguaçu, Paraná. O semestre é encerrado em abril com a etapa que acontece em Porto Seguro, Bahia, nos dias 14 e 16, seguidos pelas provas da etapa de João Pessoa, na Paraíba, nos dias 22 e 23. O evento acontece paralelamente ao 2º Troféu Marcelinha Cunha.

O 28º Campeonato Brasileiro de Águas Abertas tem início em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nos dias 11 e 12 de março, com as provas de 10km e 5km. Ele continua nos dias 5 e 6 de maio em Maceió, Alagoas, seguindo para São Luís do Maranhão nos dias 27 e 28 do mesmo mês. As provas encerram o semestre em 10 e 11 de junho em Fortaleza, Ceará.

A partir do segundo semestre do ano, as provas da 10ª Copa Brasil e do 2º Troféu Marcelinha Cunha, bem como da 2ª Super-Copa e do 28º Campeonato Brasileiro, chegam a Belém do Pará, Bahia e Brasília em julho, Pernambuco e Tocantins em agosto, Espírito Santo, Amazonas e São Paulo em outubro e à Bahia em novembro.

Natação

As provas de natação têm início apenas no fim de maio, mais precisamente no dia 30, quando começa o Troféu Brasil, que vai até o dia 3 de junho. Entre junho e julho acontecem as provas de Categoria Inverno, sendo as provas do infantil marcadas para 12 a 17 de junho, do juvenil de 26 de junho a 1º de julho, e do júnior de 3 a 8 de julho, mais precisamente. Além disso, o Troféu José Finkel ocorre de 1º a 5 de novembro, seguido pelas provas da Categoria Verão. Elas acontecem de 20 a 25 de novembro para o infantil, de 4 a 9 de dezembro para o juvenil, e de 11 a 16 de dezembro para o júnior.

Essas e outras informações sobre eventos e esportes aquáticos, você encontra no site da CBDA, disponível no link www.cbda.org.br

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos está localizada na Avenida Presidente Vargas, 463 - 7º andar, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Para mais informações, acesse https://www.cbda.org.br/ ou entre em contato pelo site www.cbda.org.br/transparencia/ouvidoria das 9h às 18h.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 167