30/08/2018

Concreto e tijolos destacam área de piscina


Compartilhe:

Projeto também prevê um efeito de laje flutuante, para que parte do verde do paisagismo e céu “entre” no espaço

Deixar os centros urbanos e morar mais afastado foi a primeira decisão da família quando escolheu o terreno em um condomínio fechado, em Gravataí.

A segunda era ter uma área de lazer que dispensasse ter uma casa grande, voltando toda a área de receber para o que a localização tem de melhor: o jardim. Entre as solicitações dos moradores, havia um porém.

– Os proprietários não queriam edificar muito o terreno. A proposta foi projetar o mínimo de elementos possível, para manter o que o lugar oferecia de paisagismo – explica o arquiteto Diego Brasil, do escritório BR3 Arquitetos, que assina o projeto com os também arquitetos Anderson Calvi e João Barbiero.

21602954

Foi erguida, então, uma estrutura com quatro pilares e uma laje de concreto, com 6m x 15m. A maior parte fica voltada para o pátio, como uma varanda coberta. Outra, é setorizada por vidros laminados, com folhas de 10mm e instalados em perfis pretos esguios, escolhidos para não chamar a atenção no conjunto. A mesma cor foi eleita para os trilhos de alumínio, presos no teto e que auxiliam no redirecionamento de luz.

No setor interno, ficam churrasqueira e forno à lenha, além de uma série de opções de acomodações no balcão e na grande mesa de madeira reciclada. Mas é na vizinhança da piscina revestida com pastilhas de cerâmica e borda com piso cimentício atérmico que a integração com o jardim ganha mais força. Segundo Diego, o efeito de laje suspensa revela propositalmente o fundo do terreno.

Todo o paisagismo foi mantido, com apenas a adição de algumas pedras para acabamento dos poucos espaços que foram alterados para a construção.

DESTAQUES

Efeitos vazados
Para não ofuscar o verde do terreno, as paredes ao fundo da construção dão efeito suspenso ao teto, revelando mais espécies e até um pouco do céu.

Área coberta na piscina
Na varanda, um bar permite o uso da piscina mesmo em horários de sol forte. Em granito preto São Gabriel, fica quatro degraus dentro da água.

Tijolos estratégicos
A área técnica do ar-condicionado precisou ser instalada no teto da construção. Para que não contrastasse com o visual, um volume tijolos foi pensado.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br