28/04/2022

Como incluir uma sauna no ambiente da piscina


Compartilhe:

Uma sauna no ambiente da piscina pode valorizar ainda mais o seu espaço de lazer. Antes de mais nada, você precisa saber que a sauna proporciona muitos benefícios, entre eles, alívio de dores, tratamento de problemas respiratórios, dilatação dos vasos sanguíneos, limpeza da pele, controle da pressão, relaxamento e muito mais. 

 

Fazer a integração da piscina com a sauna evita que as pessoas passem frio na ida de um espaço para o outro. Porém, se pensarmos no projeto arquitetônico, isso fica esteticamente incrível e funcional, além de supervalorizar o imóvel.

Primeiro, existem duas formas eficientes de integrar os dois espaços em um mesmo ambiente, vamos falar sobre eles na sequência.

1. Sauna em ambiente fechado

A primeira é o desenvolvimento do projeto em um ambiente fechado. Neste, o banhista não vai sentir frio quando for se deslocar de um lugar para o outro. Inclusive, esse espaço pode ser todo climatizado. 

Convém mencionar que esse é um método antigo e não tão usado em residências, além da piscina ser aquecida e ficar em um ambiente fechado – sem sol ou exposição ao ambiente externo.

2. Sauna Panorâmica

A segunda forma de fazer isso, é construir um “caminho” interligando a piscina e a sauna, você pode optar por uma parede de vidro separando as duas áreas. 

Nesta situação é importante mencionar que esteticamente, o projeto fica perfeito. Porém, o consumo de energia é maior, uma vez que o vidro não é um isolante tão bom para o calor quanto outros materiais. 

Então, como integrar a sauna e a piscina no mesmo ambiente? 

Agora que você conhece as duas formas mais comuns de juntar os dois ambientes, tenha em mente o espaço disponível para a construção, a quantidade de usuários e então elabore primeiro um pré-projeto de Layout da Sauna.

A criação desse pré-projeto junto com um especialista irá possibilitar a criação de algo que combine exatamente com o que você tem hoje. Além disso, irá garantir que você aproveite o máximo dos ambientes, com um projeto que não exceda os gastos e não traga problemas futuros. 

No mais, para o projeto cria-se quatro paredes do mesmo material, ou então, três paredes de materiais iguais e uma única parede em vidro, caso a sua opção seja a sauna panorâmica.

Na hora de escolher o vidro, a recomendação são os temperados ou também os blocos de vidro. 

Nos casos das saunas com a janela de vidro, o projeto deve possuir aparelhos superdimensionados, acima da metragem cúbica correta, para evitar que se perca calor através deles. 

Outro ponto é que, a parte da sauna integrada à piscina precisa ter uma proteção inferior com uma aplicação de borracha para impedir acidentes.

Com relação aos assentos, é comum que eles sejam do tipo arquibancada, porém, é possível planejar bancos com profundidade menor, aumentando a capacidade de usuários.

 

Fonte:blog.globaltechbrasil.com