12/12/2023

Como combinar o uso da piscina com um estilo de vida saudável no verão


Compartilhe:

Basta as temperaturas começarem a subir para logo pensarmos na piscina, não é mesmo? Afinal, nos dias de descanso no verão, não há lugar melhor para estar do que a água — e de preferência com a família e os amigos. Mas além de se divertir, também é interessante adotar um estilo de vida saudável no verão para unir lazer e bem-estar durante a estação mais quente do ano.

Pensando nisso, neste artigo reunimos dicas valiosas para você garantir saúde enquanto curte a sua piscina e tudo o que os dias de calor têm a oferecer.

Lembre-se da hidratação

A maioria das pessoas já sabe que ingerir pelo menos dois litros de água por dia é essencial para a saúde. Porém, a verdade é que, na correria da rotina, muita gente esquece desse bom hábito. E no verão, isso pode ser perigoso, pois ficamos mais expostos ao calor e perdemos mais líquidos.

Por isso, seja na piscina, seja em outras atividades diárias, tomar água e outros líquidos, como chás e sucos naturais, é fundamental. E vale destacar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é tomar 35 ml de água para cada kg de peso corporal por dia.

Priorize uma alimentação leve

Basta comer um churrasquinho ou outra comida pesada no verão para sentir aquela sensação de cansaço, certo? Isso ocorre porque, nessa situação, o nosso corpo precisa dar conta de digerir todo esse alimento e ainda manter nossa temperatura corporal no nível ideal, o que pode ser difícil.

Justamente por esse motivo, é interessante priorizar uma alimentação leve durante a estação mais quente do ano, como saladas, carnes magras, sanduíches naturais e vitaminas. Aliás, é essencial também ter cuidado com o armazenamento dos alimentos, já que no verão eles estragam com mais facilidade.

Tenha atenção à proteção contra o sol

Curtir o sol é realmente uma delícia, ainda mais na água ou na beira da piscina. Porém, é primordial garantir a proteção da pele contra os raios solares, uma vez que eles podem causar queimaduras e, no longo prazo, até mesmo doenças mais graves, como o câncer de pele.

O primeiro passo é escolher um protetor solar que seja adequado para o tom da sua pele e repetir o uso no rosto e em todo o corpo conforme as orientações do fabricante. Além disso, usar proteções físicas, como guarda-sóis e ombrelones, é outra forma de ganhar mais segurança.

Faça exercícios na água

Mais do que aproveitar a piscina para relaxar, você pode usá-la para se exercitar enquanto se refresca. Há inúmeros exercícios que podem ser feitos na água, a exemplo do poolates, o pilates na piscina, ideal para promover a melhoria da coordenação motora, da postura e da flexibilidade.

A yoga na piscina é outra prática que oferece resultados positivos tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. E além de proporcionar a sensação de relaxamento, ela pode contribuir para a redução da insônia, o fortalecimento dos músculos e a melhora da circulação sanguínea.

Divirta-se com toda a família

Aproveitar a piscina fica ainda melhor junto com a família e os amigos e, para isso, você pode sugerir ideias que agradem a todos os públicos. O cabo de guerra com espaguete e as atividades com bola são ótimas brincadeiras para as crianças, por exemplo.

Já para os idosos e as gestantes, a água é uma ótima opção para relaxar e aliviar dores e inchaços.E até mesmo os pets podem entrar na brincadeira: muitos cães amam pular na piscina e, com todos os cuidados para a qualidade da água, eles também são super bem-vindos.

 

Fonte:blog.belpiscinas.com.br