08/11/2017

Comercializando online: mudança de paradigma


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Por: Kesher Conteúdo 

O terceiro dia do Fórum Brasileiro da Indústria de Piscinas e Spas, realizado em 17 de agosto, teve uma palestra muito interessante com o especialista em tecnologia de e-commerce, Tiago Sarraf.

Thiago é consultor, professor, palestrante, investidor e empresário fundador da Dr. ECommerce, responsável pelo desenvolvimento e administração de mais de 400 lojas virtuais de diversos segmentos no Brasil. Thiago iniciou a palestra apresentando a metodologia de sua empresa para que as metas na implantação de uma loja virtual, sejam alcançadas.

Com o amplo know-how que possui no tema e exemplos práticos, demonstrou aos empresários e lojistas do segmento piscinas e afins, o passo a passo, dos nove pilares exclusivos para se atingir os objetivos ao ingressar no mundo das vendas virtuais.

O método inicia-se com um detalhado planejamento que considera estudos do mercado, valor do investimento necessário, cronograma, entre outros, e passa pela estruturação do sistema de integração, equipe, comunicação virtual, conteúdo, logística, formas de pagamento, segurança e finalmente, o marketing. Um processo que pode durar de 5 a 7 meses, ainda que uma loja virtual possa estar operando em até 45 dias.

Thiago mostrou aos presentes, que basicamente os desafios para alavancar um negócio virtual são muito parecidos com uma loja física e que é preciso gerenciar com rigor cada etapa de implantação, assim como o acompanhamento dos resultados e, principalmente, contar com orientação de profissionais qualificados para que o negócio seja rentável.

Foi apresentada também uma pesquisa do SEBRAE sobre o mercado de e-commerce no Brasil, com um panorama completo sobre a atuação das empresas no mundo virtual.

A pesquisa apontou que 24% do total de tipos de plataformas utilizadas são de marktplacesou shopping virtuais. O site Mercado Livre por exemplo, detém cerca de 77% dessa base, seguido pelo Ponto Frio, Extra, Submarino e outros.

Existe um universo de possibilidades no mercado virtual, o lojista que oferece seu produto no interior do Paraná, por exemplo, pode tranquilamente oferecer esse produto a várias cidades próximas e até mais distantes.

Thiago Sarraf mostrou ainda, as vantagens de ingressar no mercado virtual, que deverá continuar crescendo. Somente menos de 5% dos brasileiros nunca compraram online. Ferramentas de comunicação e atendimento ao cliente como o Facebook e Whatsapp, vêm ganhando espaço na concretização das vendas e relacionamento com o cliente.