17/11/2016

Campanha “Piscina + Segura” da Sobrasa.


Compartilhe:

ANAPP Informa

Campanha “Piscina + Segura” da Sobrasa.

A ANAPP e suas associadas apoiam essa ação de preservação da vida.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) promove anualmente, entre os meses de novembro a fevereiro, a Campanha Águas + Seguras que, como o próprio nome sugere, tem por objetivo ampliar a segurança com ações de prevenção de incidentes, e reduzir o número de óbitos em todo o mundo.

A Campanha faz um alerta para os números emergenciais, já que o Brasil possui uma grande costa banhada pelo mar e uma imensidão de água doce e é o terceiro país no mundo com mais casos de afogamento, conforme dados da Organização Mundial da Saúde.

Segundo levantamento da Sobrasa, a cada 84 minutos, uma pessoa é vítima de afogamento no Brasil, considerando todos os cenários e atividades na água, sejam os fechados, como o caso das piscinas, ou áreas abertas como o mar, represas e rios.

Cabe destaque na Campanha, uma ação específica denominada “Piscina + Segura”, realizada desde 2013, que em 2016 será promovida no período de 21 a 27 de novembro, e pretende mobilizar a sociedade em torno da prevenção de afogamentos em piscinas, divulgando dicas e informações para seu uso seguro e como evitar acidentes.

A ação de prevenção ao afogamento em piscinas tem como fundamento a conscientização das pessoas, sejam elas gestoras de clubes e condomínios, proprietárias de piscina residencial, guarda-vidas, usuários, pais e crianças. Nela são trabalhados importantes aspectos no seu uso, principalmente aos adultos responsáveis, para manter atenção nos filhos e crianças presentes na área e, dependendo das condições, contar também com a presença de guarda-vidas.

Outra condição importante transmitida na ação é saber agir em caso de emergência, tendo como premissa que a área da piscina de um estabelecimento qualquer deve ser cercada, com acesso restrito, e que seus equipamentos de bombeamento e ralos sejam dotados de equipamentos anti sucção, aspectos estes primordiais para reduzir os riscos de acidentes.

De acordo com dados da Sobrasa, cerca de 2% dos afogamentos no Brasil ocorrem em piscinas e elas são responsáveis por 53% de todos os óbitos por afogamento de crianças na faixa de 1 a 9 anos de idade e, quando é preciso realizar um salvamento de vítima de afogamento, significa que o trabalho da prevenção falhou.

Por esses motivos, a Sobrasa promove a ação Piscina + Seguras, que contempla, dentre várias iniciativas, ações lúdicas em clubes, parques aquáticos e escolas de natação, cursos de emergências aquáticas, atividade nas escolas (KIM na Escola), Clubes de prevenção em afogamento, dentre outras.

As empresas interessadas em aderir à ação Piscina + Segura têm várias oportunidades de patrocinar e também agregar valor à sua marca nessa causa, com inserção de logomarca no material promocional da Campanha, como brindes, camisetas, banner, exposição em redes sociais e vídeos. Além disso, a Sobrasa promoverá às empresas brasileiras participantes uma aproximação estratégica de profissionais e empresas da Argentina, Chile, Guatemala, Espanha, Portugal, Uruguai, Peru, Venezuela, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, dentre outras, também engajados na ação.

As empresas interessadas podem entrar em contato com a Sobrasa pelo e-mail sobrasa@sobrasa.org. Clique aqui para maiores informações sobre a campanha Piscina + Segura.

A ANAPP apoia a campanha Piscina + Segura, e convida as empresas associadas a aderirem ao projeto, com divulgação aos seus clientes e usuários de seus produtos, contribuindo para reduzir afogamentos no Brasil.

Saiba mais sobre a Sobrasa e seus programas de prevenção.