12/12/2019

Benefícios da sauna


Compartilhe:

A sauna é um dos ambientes mais procurados pelas pessoas modernas. Mas é uma solução bastante antiga, usada pelos antigos dinamarqueses e pelos romanos, inclusive os moradores de Pompeia.

 Existem a sauna a vapor (sauna úmida) e a sauna seca. Para cada tipo, são necessários equipamentos específicos. Existe um equipamento de sauna úmida, o gerador de vapor steam inox, que permite a criação de uma sauna sem a necessidade de muito espaço. Isso porque ele é compacto. O seu próprio banheiro pode se transformar em uma sauna com esse aparelho inovador.

Descubra ao menos 4 benefícios da sauna

Veja a seguir 4 benefícios da sauna para as pessoas que recorrem a esse expediente na tentativa de tratar e evitar problemas de saúde!

1. Melhora a musculatura

 Realizar alongamentos dentro de uma sauna melhora a flexibilidade muscular em até 205%. Isso foi o que constatou a Universidade de Auburn (EUA). Recomendam os pesquisadores que o usuário da sauna deve esperar 15 minutos antes de começar os exercícios.

 A sauna, mesmo sem exercícios, contribui para reduzir dores nos músculos. Outra pesquisa comprovou que a sauna também diminui dores crônicas causadas por:

  • osteoartrite (degeneração das cartilagens);
  • fibromialgia (dores contínuas pelo corpo);
  • artrite reumatoide (problema que afeta as articulações).

 2. Beneficia o sistema respiratório

 Outro dos benefícios da sauna é que ela ajuda a reduzir as chances de se desenvolverem sérios problemas que afetam o sistema respiratório, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, pneumonia.

 Publicado em 2017, o estudo afirma que o calor é benéfico para o sistema respiratório, melhorando as funções dos pulmões e evitando problemas de saúde nessa região.

 3. Favorece o melhor desempenho do coração

 A revista BMC Medicine publicou um estudo que constatou que fazer uma visita a uma sauna duas ou três vezes na semana diminui em até 25% os riscos de morte por problemas do coração.

 Os usuários mais ativos, que frequentam a sauna mais vezes por semana (entre quatro a sete vezes), os riscos diminuem ainda mais: caem até 77%.

 Uma explicação científica é que o calor produz efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular, já que na sauna os batimentos cardíacos podem aumentar até 120 e 150 batimentos por minutos (bpm), o que representa exercício físico entre leve a moderado para o sistema circulatório.

 A temperatura mais alta em uma sauna a vapor, que gira em torno de 45º C, pode contribuir para dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação por todo o corpo. E o fluxo sanguíneo saudável favorece o controle da pressão arterial — o que significa que mesmo hipertensos podem usufruir dos benefícios da sauna.

 Outro estudo, publicado em maio de 2018, revelou que visitas à sauna entre quatro a sete vezes podem reduzir as possibilidades de a pessoa ter um AVC (acidente vascular cerebral) em até 60%.

 Esses resultados comprovam que o relaxamento e o prazer podem ser muito bons para a saúde cardiovascular e as funções que dependem dele, como fluxo sanguíneo sem obstruções com a redução do colesterol HDL.

 4. Melhora o funcionamento do cérebro

 Frequentar a sauna com assiduidade também promove a saúde cerebral, reduzindo os riscos das doenças degenerativas nos homens. Um estudo em 2017, divulgado pela revista Age and Aging, revelou que ir à sauna duas ou três vezes por semana reduz os riscos de desenvolver:

  • demência (percentual de 22%);
  • Alzheimer (percentual de 20%).

 Esse benefício pode estar associado à melhoria na circulação sanguínea, já que diminui a pressão do sangue e as inflamações, contribuindo para a preservação das funções cognitivas.

Mais uma pesquisa revelou que a melhoria na circulação confere alívios aos portadores de dores de cabeça recorrentes, que sentem dores entre 15 ou mais vezes por mês.

Os benefícios da sauna são comprovados cientificamente e o investimento tem um custo-benefício que compensa — principalmente porque ajuda na manutenção da saúde.

 

Fonte: sodramarblog