12/12/2023

Benefícios da natação para a saúde


Compartilhe:

A expectativa média de vida do ser humano tem aumentado progressivamente.

É conhecimento comum que para se atingir qualidade de vida mais saudável é necessário: 

1. Alimentação adequada às necessidades nutricionais individuais.

2. Equilíbrio emocional ante as pressões do dia a dia.

3. Prática regular de atividade física.

Neste artigo exploraremos possibilidades e vantagens que a natação oferece para preencher plenamente o item 3 acima. 

natação – como a corrida e o ciclismo – pertence à família dos esportes de resistência, favorecendo a boa circulação sanguínea e o fortalecimento do coração, constituindo excelente opção para quem deseja não só melhorar seu condicionamento físico, mas também divertir-se, relaxar ou trabalhar novos estímulos corporais e emocionais. 

Nadar é um elemento valioso, com ação profilática e terapêutica e, sem dúvida, um esporte que não impõe limitação de idade, aceitando de bebês a idosos. Certamente que a idade dos frequentadores de um curso de natação, a disponibilidade de recursos e a formação profissional dos instrutores ditarão o padrão e a descrição das atividades a serem executadas. 

A natação traz muitos benefícios para a saúde, entre os quais podemos destacar: 

Circulação sanguínea 

A água auxilia a volta do sangue ao coração (circulação de retorno) diminuindo os efeitos da insuficiência vascular periférica. Isto constitui fator importante, principalmente para os adultos e idosos que. com o passar dos anos, têm a circulação de retorno deficitária. 

Respiração 

Dentro de uma piscina o indivíduo sofrerá a ação da pressão hidrolítica e, como consequência, ocorrerão alterações cardíacas, respiratórias e circulatórias. A exigência pulmonar é maior, dando ritmo à respiração e, consequentemente, levando ao fortalecimento da musculatura torácica. Esta exigência levará à melhora da função pulmonar. 

Coluna vertebral – problemas ortopédicos e/ou posturais 

A natação fortalece o organismo como um todo e, sendo um esporte que utiliza o maior conjunto de massas musculares, torna nosso corpo mais saudável e resistente às doenças. 

O fortalecimento das musculaturas anterior e posterior alivia a sobrecarga constante sobre a coluna vertebral, facilitando o relaxamento e auxiliando na correção de problemas posturais e/ou ortopédicos, sem sobrecarga. 

Tanto a natação propriamente dita como exercícios aquáticos propiciam ao indivíduo uma amplitude de movimentos que trarão melhora para seu tônus muscular. 

Coordenação, flexibilidade, resistência física, melhora no equilíbrio, agilidade e na mobilidade articular são consequências consideráveis tanto em crianças como em idosos na prática regular da natação ou de exercícios aquáticos. 

Obesidade 

Fator que tem alcançado grande preocupação hoje em dia, encontra na natação contribuição considerável, pois a prática desta provoca maior oxigenação e queima de calorias, auxiliando na redução de peso, levando ao aumento de massa magra e diminuição de massa gorda. 

Infecções 

O aumento da oxigenação leva a uma melhora na vitalidade tanto durante a permanência na água como fora, e, como consequência, a resistência orgânica alcança um estágio mais elevado, diminuindo a predisposição a infecções. 

Sociabilização 

Com a prática da natação, o indivíduo estabelece uma relação com seu próprio corpo, adquirindo autoestima, confiança. A natação proporciona a qualquer faixa etária o desenvolvimento e resgate de habilidades que muitas vezes passam despercebidas. 

O contato com pessoas da mesma faixa etária e mesmo de idades diferentes permite ao indivíduo participar e interagir cm atividades descontraídas e saudáveis, estimulando a relação de amizade e cooperação. 

Você pode praticar a natação cm clubes, academias e em sua própria piscina, porém é necessário cm primeiro lugar consultar um médico para certificar-se de que está bem fisicamente, sem comprometimentos que possam acarretar qualquer dano ao seu organismo pela prática da natação. Em segundo lugar, é preciso procurar a orientação de profissional qualificado, especialmente no caso de ainda não ter domínio do meio aquático. 

Além disso, é bom lembrar: Para a natação, bem como para outras atividades físicas, a frequência e regularidade são importantes. Nadando diariamente é mais produtivo do que somente nos fins de semana. Caso não tenha disponibilidade de frequentar uma piscina todos os dias, procure intercalar a prática ela natação com caminhadas ou outro exercício de sua preferência. 

 

Fonte:www.pool-life.com.br