01/08/2019

ANAPP Adere programa da FIESP


Compartilhe:

Associação é “Entidade Signatária” no Sistema de Logística Reversa da Federação das Indústrias. A parceria permite às empresas associadas ingressarem no sistema para atender às exigências ambientais

A ANAPP foi aprovada, em 1° de julho, como “Entidade Signatária” do Termo de Compromisso de Logística Reversa de Embalagens em Geral.

O documento é assinado pela FIESP com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Secretaria do Meio Ambiente, e conta ainda com outras associações e sindicatos. Com essa parceria, as empresas associadas da ANAPP passam a ter acesso voluntário ao projeto desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, de cunho ambiental e sem custo. E podem, como participantes, atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece a logística reversa compulsória para determinados produtos e suas embalagens por parte de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

 

Como funciona

O Sistema de Logística Reversa de Embalagens da FIESP emite Certificados de Reciclagem (CRE) com base na meta de cada empresa. Periodicamente, são promovidas concorrências de Certificados, onde são negociados os valores das toneladas de embalagens recicladas, após o uso pelo consumidor (adequadamente destinadas por operadores - empresas de coleta/ recicladores e cooperativas de catadores). As empresas remuneram os operadores pelo serviço prestado de coleta/reciclagem através da aquisição dos CREs, para cumprimento da meta de 22% de recolhimento das embalagens comercializadas no Estado de São Paulo. No Estado de São Paulo, desde março de 2018, por meio de Decisão de Diretoria 076/2018, a Cetesb estabeleceu as exigências legais para a renovação e emissões das licenças ambientais de operação. Com isso, as indústrias têm de implementar e operacionalizar a logística reversa de suas embalagens. Há alguns anos, a ANAPP já vem avaliando diversos projetos de Logística Reversa de Embalagens.

Desenvolveu, inclusive, em 2017, um projeto piloto de diagnóstico, coordenado pelo Grupo Setorial - GS das Indústrias Químicas. O objetivo foi investigar o destino de embalagens de cloro e de outros produtos utilizados para o tratamento de água. Com o amadurecimento do assunto, os membros do GS optaram pela adesão ao projeto da FIESP. A decisão foi tomada após explanação feita ao grupo de associados do segmento químico da ANAPP em 13 de junho.

Fonte: Revista ANAPP Edição 146