16/11/2023

A história dos esportes na piscina - NATAÇÃO


Compartilhe:

Na Grécia antiga, a natação era considerada fundamental para a formação física de jovens e de soldados. Apesar disso, a prática não fazia parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade –  que eram realizados de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra ao deus Zeus. O esporte começou a participar dos Jogos Olímpicos somente em 1896, em Atenas, os primeiros da Era Moderna. As disputas de 100m, 500m e 1.200m livres foram realizadas no mar.

 

A partir do século XVII é que estilos e regras foram sendo estabelecidos para a prática da natação. E somente em meados do século XIX começaram a ser realizadas algumas competições. A primeira disputa oficial ocorreu na Austrália, em 1858: o Campeonato Mundial de 440 jardas. Dez anos depois, a Inglaterra realizou o 1º Campeonato Nacional e, em 1877, os Estados Unidos adotaram as competições organizadas. 

Aos poucos, a modalidade ganhou força e, em 1908, durante as Olimpíadas de Londres, foi fundada a Federação Internacional de Natação (Fina), que comanda as provas de natação, nado sincronizado, polo aquático e saltos ornamentais. No Brasil, o esporte surgiu oficialmente em julho de 1897, com a fundação da União de Regatas Fluminense. Um ano depois, o Clube de Natação e Regatas organizou o primeiro Campeonato Brasileiro. Atualmente, as competições de modalidades aquáticas são organizadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 

 

Fonte: rededoesporte.gov.br