31/12/1969

Dicas para manter as piscinas em bom estado por mais tempo


Compartilhe:

Para garantir a durabilidade e maior qualidade da sua piscina, o Jornal Cruzeiro do Sul separou algumas dicas do Mapa da Obra. Os principais cuidados estão relacionados a pintura e reparos estruturais, quando necessários. Veja abaixo!

As piscinas de fibra de vidro, por exemplo, podem ficar esbranquiçadas por conta dos produtos de limpeza utilizados no tratamento da água. Nesses casos, utilize esponjas macias na limpeza para não arranhar a pintura, nas paredes, por exemplo, dê preferência a escovas com cerdas de nylon. Já as bordas devem ser higienizadas com produtos específicos.

Ainda na fibra de vidro, pode ocorrer de a pintura desbotar, nesse caso é indicado esvaziar a piscina e lixá-la até que a textura esteja bem lisa. Em seguida opte por um polimento e aplique uma mão de primer acrílico ou esmalte à base de água para então realizar uma nova pintura com produtos apropriados para a piscina.

Em piscinas de vinil, é indicado evitar o contato da piscina com materiais pontiagudos capazes de provocar furos e cortes. É importante ressaltar também que, o esvaziamento da piscina de vinil deve ser feito sempre com o acompanhamento de um técnico, para evitar danos ao revestimento e à estrutura de alvenaria.

Nas piscinas fabricadas em concreto e alvenaria é necessário estar atento, principalmente, ao revestimento. Piscinas com pastilhas de vidro, o rejuntamento é um dos principais motivos de reforma. Nesses modelos a impermeabilização também é necessária para evitar vazamentos e problemas estruturais das piscinas. É importante, nesses casos, aplicar produtos como argamassas aditivas ou cristalizantes, pinturas cimentícias e manta asfáltica.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul