Notícias
Brasil sedia maior congresso de natação infantil do mundo
Compartilhe:
Ocorrido no início de abril em São Paulo, o evento contou com uma programação recheada de palestras; na ocasião, Rafaele e Sandra Madormo lançaram o livro ‘Sangue, Suor e Água’
Entre os dias 4 e 6 de abril aconteceu a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Natação Infantil (CBNI) no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A iniciativa contou com uma programação composta por cursos e palestras com protagonistas da natação no Brasil, abordando temas como a relação da natação com a Biomecânica do Movimento do Bebê, o Desenvolvimento Motor, Imagem corporal no Meio Aquático, Saúde Mental do Profissional, entre outros. Em paralelo ao Congresso ocorreu também Swim Schools Strategic Summit (S4 Summit), que contou com palestras sobre Dados de Mercado de Escolas de Natação, Inteligência Artificial como Parceira do Gestor, Liderança Positiva, Desafios na Gestão Aquática e muito mais.
“Trazemos temas que extravasam o universo pedagógico e agregam informações complementares, como saúde mental, além de apresentações com visões de outras realidades e que podem abrir horizontes distintos para os profissionais brasileiros”, diz Rafaele Madormo, Diretor Executivo do Instituto de Natação Infantil.
A programação teve início com a uruguaia Ana Ortiz e a portuguesa Rita Pinto, com o curso “Educação Aquática Preventiva”, enquanto a americana Miren Oca abriu o ciclo de palestras com a temática “Além da piscina: treinando professores de natação para habilidades e sucesso ao longo da vida”. Elisabete Cartolano foi responsável por ministrar o curso “Biomecânica do movimento do bebê e a natação”, e Kadu Monteiro deu seguimento com a palestra “Desenvolvimento Motor e Natação: Abordagens Específicas para Crianças com TEA”.
Victor Santos, atleta brasileiro conhecido como “Vitinho”, subiu aos palcos para a palestra “De bebê nadador a atleta paralímpico”. O mais jovem da equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 falou sobre sua carreira ascendente e mostrou resultados do trabalho de natação que começou aos três meses ao lado de Sandra Rossi Madormo, também do Instituto de Natação Infantil. “A trajetória dele demonstra como a natação respeitosa com suporte da diversão pode gerar bons resultados também para quem que tem expectativa competitiva”, diz Sandra.
Entre os destaques da programação, Luciano Basso apresentou a palestra “Aprendendo a Nadar com a USP há 30 anos”, e Thiago Ferreira falou sobre “Como trabalhar para não causar prejuízos no desenvolvimento da criança de 6 a 8 anos nos nados peito e borboleta?”. Já Claudia Galvani foi responsável pela palestra “A percepção e construção da Imagem corporal no meio aquático”, enquanto Claudia Barros apresentou a palestra “Relação entre ansiedade, stress e comportamento motor na natação infantil”. A programação teve seu encerramento marcado pela palestra “A importância dos cuidados com a saúde mental do profissional de natação infantil”, com Thiago Santiago Siqueira.
O livro “Sangue, Suor e Água” foi escrito por Rafaele Madormo e Sandra Rossi Madormo |
Lançamento do livro‘Sangue, Suor e Água’
Durante o evento ocorreu ainda o lançamento do livro “Sangue, Suor e Água”, escrito por Rafaele Madormo e Sandra Rossi Madormo. O livro fala sobre a trajetória do casal para difundir a natação, a prevenção de afogamentos e a criação de iniciativas como o Mês Nacional de Segurança Aquática, o Instituto de Natação Infantil (INATI) e a Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil (ABPNI).
“Há muitos anos nós sentíamos o desejo e a necessidade de registrar o nosso trabalho na contribuição no mercado de ensino da natação infantil – de forma respeitosa e prazerosa para os alunos – e a função social na prevenção de afogamentos e no desenvolvimento global das crianças. O marco das 15 edições do Congresso Brasileiro de Natação Infantil é o momento ideal para tirar do papel mais esse sonho”, diz Rafaele.
Dividido em duas partes, o livro relata as histórias de Sandra e Rafaele, e ainda conta com uma série de atividades desenvolvidas para diferentes faixas etárias, abordando conceitos que guiam o trabalho de segurança aquática, enquanto Rafaele discorre sobre marketing e a evolução do mercado de atividades aquáticas. Assim, “Sangue, Suor e Água” resume a trajetória do casal que encontrou na natação infantil e na segurança aquática a sua missão de vida.
“Nosso sonho desde o início foi contribuir, através da água, para o bem-estar das pessoas. Acreditamos que a nossa contribuição foi importante, que cumpriu aquilo que nos propusemos para esta fase da vida. É uma sensação de realização muito significativa”, diz Sandra.
Para saber mais sobre as iniciativas desenvolvidas pelo INATI, acesse o site oficial do Instituto e a página do Instagram (@inati.brasil).
Fonte: Revista ANAPP Edição 180