27/06/2023

Vantagens da natação para os adolescentes


Compartilhe:

Para crianças a partir de 10 anos e jovens no período da puberdade, a prática melhora tanto o desenvolvimento físico, quanto o de aprendizagem

Que os exercícios físicos fazem bem para a saúde, todos já sabem. Mas quando falamos sobre iniciar essas práticas em uma faixa-etária específica, existem benefícios que podem reverberar por toda a vida. Esse é o caso da natação para crianças maiores de 10 anos, incluindo os jovens que estão em período de puberdade e os adolescentes. Por se tratar de um período em que mudanças biológicas e fisiológicas estão ocorrendo, a prática do esporte pode auxiliar no desenvolvimento do indivíduo de várias formas. Confira abaixo 5 vantagens da natação para adolescentes, segundo Sandra Rossi Madormo, Diretora Técnica do Instituto de Natação Infantil:

1 Contribui para o sistema musculoesquelético e respiratório - Por se tratar de uma fase em que os jovens crescem bastante, é possível que tenham desvios posturais caso não realizem nenhuma atividade física. Nesses casos, problemas como hiper cifose dorsal, cervical e escoliose podem surgir por conta de má postura e fraqueza muscular. “A natação vai contribuir para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético e respiratório, ajudando na prevenção e na correção desses desvios”, afirma Sandra.

2 Reduz as chances de problemas como obesidade e colesterol alto - Nessa fase da vida, é muito comum que os jovens abusem de carboidratos e gorduras em suas refeições, o que contribui para o surgimento de problemas como obesidade e colesterol alto. A prática de atividades físicas regulares, assim como uma alimentação mais nutritiva e saudável pode ajudar na prevenção desses problemas e na manutenção da saúde. E no caso de jovens já diagnosticados com esses problemas, além dos exercícios, os acompanhamentos médico e nutricional são indispensáveis.

3 Melhora a capacidade cardiorrespiratória e muscular - Por estar diretamente ligada à respiração, a natação contribui bastante para o desenvolvimento e melhora da capacidade cardiorrespiratória e muscular. Mas além disso, como na maioria das práticas físicas, o jovem que pratica natação vai perceber um aumento da força, flexibilidade, velocidade e coordenação física e motora. Além de mais equilíbrio e precisão, que podem ser úteis para aqueles que jogam futebol, por exemplo.

4 Possibilita a socialização e aumento da autoestima - Nos dias de hoje, os púberes costumam passar boa parte do tempo em frente às telas. Além de má postura, essa realidade pode comprometer o processo de socialização e até mesmo acentuar a timidez de alguns desses jovens. Já com a prática de exercícios, existe um contato maior e mais real com outras pessoas, contribuindo também para uma autoestima mais elevada. Esses benefícios são ainda mais observados na natação, pois ela acontece em um ambiente no qual as telas estão pouco presentes.

5 Melhora apetite, humor e a qualidade do sono - A natação é um exercício que estimula a produção de endorfina, dopamina e serotonina. Esses hormônios são grandes aliados no combate ao cansaço, falta de memória, irritabilidade e dificuldade de aprendizado. Sem muitos termos técnicos, essas substâncias promovem uma melhora significativa no humor, no apetite, na atenção, no ritmo cardíaco e na qualidade do sono. Além de promover uma sensação de recompensa. “A Dopamina é considerada a principal substância que impulsiona as pessoas a agirem em direção às suas metas”.

Segundo Sandra, existem alguns cuidados a se tomar antes de iniciar qualquer prática física. “Na adolescência, o acompanhamento médico não é tão frequente quanto na infância. Por isso, é importante realizar uma avaliação médica para garantir que está tudo dentro da normalidade”, sugere. Ela também indica o acompanhamento de um profissional de Educação Física para definir um programa específico para cada indivíduo, além de oferecer suporte para evitar lesões. “A prática física nessa idade vai ajudar a desenvolver um senso de resiliência para enfrentar os problemas do dia a dia e da vida adulta futura, além de aumentar a autoestima e a capacidade de superação”.

 

Fonte: Revista ANAPP Ed.161