20/12/2022

Saiba como apresentar seus serviços e produtos nas redes sociais


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Com o aumento das vendas online, o faturamento dos e-commerces apresentou aumento no último ano, mas existe um jeito certo de aplicar seus negócios no meio digital

 

Há cerca de dois anos, a sociedade precisou se adaptar ao mundo digital para continuar trabalhando, estudando e se relacionando com as pessoas. Dentro e fora do setor de piscinas, os comerciantes mais atentos ao mercado decidiram investir nos e-commerces para manter seu faturamento, e foi assim que as vendas online e os e-commerces cresceram exponencialmente. De acordo com dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o faturamento do comércio eletrônico teve alta de 48,41% em 2021, quando comparado ao ano anterior.

 De acordo com especialistas, essa tendência de compra e venda online deve continuar crescendo, já que o conforto de comprar sem sair de casa caiu no gosto do consumidor. E para você que se pergunta como essa expansão do meio digital pode te ajudar com o seu negócio, a consultora de comunicação a empresas, Cristiane Martins Paim, traz dicas de divulgação e fidelização da sua clientela nas redes sociais.

Segundo Cristiane, um planejamento de marketing é primordial para definir suas ações de comunicação, seja você um profissional autônomo ou comerciante “Todo e qualquer planejamento de comunicação deve começar pela pesquisa e o planejamento. Procure definir quem é seu público-alvo; onde ele está; quais canais acessa (redes, sites e blogs); como a empresa quer se comunicar; como quer ser percebida pelo seu público e qual linguagem vai usar para se comunicar com ele. Tendo essas informações bem definidas, fica mais fácil partir para as ações de comunicação”, afirma.

 

A especialista em Social Media com MBA em Estratégia de Marketing e Inovação no Contexto Digital, conta que, hoje em dia, os resultados mais consistentes e imediatos de campanhas de marketing vêm dos anúncios em redes sociais. “O Facebook pode não ser a rede social mais visada atualmente, mas ainda oferece um amplo alcance. Os anúncios nessa plataforma também são uma consideração importante já que ajudam você a atingir seu público-alvo, trazer mais clientes e manter antigos clientes engajados”.

Os benefícios de anunciar nas redes sociais são vários, incluindo o aumento da base de seguidores, conteúdo personalizado para clientes nesses anúncios (garantindo um melhor desempenho), melhor segmentação e maior recorrência de compras, ajudando a reduzir gastos por parte do anunciante. Uma dica nesses casos é realizar testes A/B, usando relatórios da plataforma para determinar os modelos de anúncio mais eficazes.

Após definir qual rede social é a mais indicada para a divulgação dos seus serviços e produtos, é importante se dedicar ao conteúdo, que deve ser bem desenvolvido para garantir o engajamento e o reconhecimento do seu público. A boa notícia é que existem diversas ferramentas nas plataformas sociais para ajudar nessa produção. No caso do Instagram, Cristiane conta que além de compartilhar fotos, é importante mostrar os processos. Algumas boas ideias são os vídeos de passo a passo no Reels, tutoriais em formato de carrossel e bastidores do dia a dia nos stories.

Para quem deseja investir nas vendas online, a especialista conta que o primordial é manter o seu site, e-commerce e redes sociais sempre atualizados, publicando conteúdos atrativos e relevantes para o seu público de forma frequente. “As redes sociais são para criar relacionamentos. Então interaja, curta, comente e responda os seus seguidores. Traga conteúdo de curiosidades, pautas técnicas e informativas. A estratégia de venda começa com a atração do cliente, e se mantém quando ele percebe que seu serviço e produtos são de qualidade. Aproveite-se também de todas as ferramentas que as redes oferecem. Escolha hashtags relevantes, produza legendas atrativas e prefira imagens autorais, ao invés de fotos de banco de imagens”, explica.

Para os tratadores, que precisam ter acesso às casas de seus clientes, uma dica especial é investir na apresentação. Invista em um material de divulgação atrativo, como folders e cartões de visita. Segundo Cristiane, uma linguagem clara é tão importante quanto um uniforme limpo e a apresentação de suas credenciais. “Manter a ética e os protocolos durante a execução e o atendimento é importante para mostrar que é um profissional sério e de confiança”.

E por fim, algumas dicas extras referentes às redes sociais:

l Não apague comentários negativos. Seja transparente e cordial. Peça para a pessoa entrar em contato no privado para que possa finalizar o atendimento por lá.

l Jamais envie seus posts no privado pedindo curtida. Isso é o mesmo que spam! Também não peça para te seguirem. Apenas siga a pessoa e espere que ela faça o mesmo.

l Se quiser terceirizar esse serviço, contrate um profissional habilitado e capacitado para cuidar das suas redes sociais, pois o barato pode sair caro.Saiba detalhes sobre a funcionalidade das plataformas no box.

 

 

Fonte: Revista ANAPP Ed.162