07/11/2023

Relatório de logística reversa aponta aumento de reciclagem de produtos ligados ao setor de piscinas


Compartilhe:

O documento registrou que em 2022 mais de 700 toneladas foram recicladas ou tiveram um novo destino, gerando grande impacto positivo no meio ambiente

O termo ebulição global tem sido cada vez mais falado quando o assunto é o meio ambiente. E não é à toa, uma vez que neste ano o planeta Terra alcançou a sua temperatura mais alta historicamente. Ou seja, precisamos correr para salvar o planeta. Mas para isso, é importante entender o que tem sido feito para mudar esse cenário.

E o Relatório Anual do Sistema de Logística Reversa, produzido por gestoras de logística reversa de embalagens para a emissão do Certificado de Crédito de Reciclagem, nos auxilia nesse sentido. Isso porque, ele possibilita que o Ministério do Meio Ambiente realize a verificação do cumprimento das ações e das metas de logística reversa, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010. Desta forma, os índices podem ser monitorados e avaliados.

No caso do setor de piscinas, ele é importantíssimo, uma vez que a área possui como característica embalagens plásticas e, em menor quantidade, papel e papelão, para armazenar, principalmente, produtos de limpeza. E segundo o Ricardo Pazzianotto, Diretor de Operações do Instituto Rever, “por se enquadrarem em produtos de limpeza, muitos estados vêm cobrando a logística reversa também para estas embalagens”.

Ricardo Pazzianotto, Diretor de Operações do Instituto Rever.

Na prática, após o descarte indevido, o resíduo plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor, podendo variar de acordo com cada tipo. Já o papel e o papelão, por exemplo, levam cerca de 6 meses.

Segundo a Annanda Barros, do setor de Parcerias Institucionais & Growth da Eureciclo, parceira do Instituto Giro, no último relatório nacional entregue, referente ao passivo das empresas de 2022, foram reportados 30 CNPJs associados à ANAPP, que abrangem os CNAEs 2011800 (fabricação de cloro e alcalis); 4789005 (comércio varejista de produtos saneantes domissanitários) e 2823200 (fabricação de máquinas de refrigeração e ventilação de uso industrial). Dentre os CNPJs reportados, temos a predominância de embalagens de plástico e papel, totalizando aproximadamente 700 toneladas compensadas.

Na prática, estes dados, de acordo com a Annanda, demonstram que, “as empresas associadas à ANAPP, dentre os CNAEs analisados, realizaram juntas a compensação ambiental de 700 toneladas de material reciclável, incentivando a reciclagem deste montante de plástico e papel a fim de neutralizar 22% da quantidade de embalagens comercializadas no Brasil em 2022”.

Annanda Barros, do setor de Parcerias Institucionais & Growth da Eureciclo, parceira do Instituto Giro

As embalagens coletadas são destinadas à indústria da reciclagem para serem reinseridas no ciclo produtivo, ao invés de apenas serem descartadas, evitando o uso de recursos naturais na produção de novos recipientes.

Além do mais, para o Pazzianotto, a logística reversa fomenta o “desenvolvimento de cooperativas de catadores e empresas que atuam nas etapas de coleta, triagem e comercialização dos recicláveis gerando emprego e renda”, o que ainda “movimenta a economia, aumentando os níveis de reciclagem no Brasil e diminuindo o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos”.

Já os itens que não passarem por esse processo, além de demorarem a serem decompostos, “podem acarretar em riscos ao meio ambiente e à saúde humana, pois os resíduos químicos ainda se encontram presentes na embalagem após seu uso”, afirma a representante do Eureciclo.

O resíduo tóxico restante na embalagem pode alcançar os lençóis freáticos através dos mananciais hídricos, e também contaminar rios, lagos e mares, comprometendo quem frequenta ou utiliza essas águas.

Por isso, existem legislações e regulamentos específicos referentes ao descarte de cada tipo de embalagem, para que não haja complicações. ‘

Se você ainda não aderiu a logística reversa, informe-se com a nossa equipe e faça parte desse movimento tão importante para a saúde do planeta.