02/02/2023

Regras essenciais e ferramentas para segurança da piscina


Compartilhe:

Você sabe que ter uma piscina é muito divertido na época de verão, e cuidar da dela é apenas uma parte disso. Mas existem muito mais cuidados do que somente a química da água que são essenciais par a segurança da piscina da sua família. Uma piscina tem apenas metade do seu potencial, se não for um ambiente seguro.

O que significa segurança da piscina?

Na verdade, é um monte de coisas. Ele engloba tudo, desde o equipamento que você usa para manter a área da piscina livre de acidentes, até como todos – incluindo você – se comportam dentro e ao redor da piscina.

Todos os dias nos Brasil, cerca de dezessete pessoas se afogam e três delas são crianças com 14 anos ou menos.

Afogamento é o pior cenário possível. Mas outros acidentes também são frequentes. Em uma área que geralmente molhada, também é fácil para as pessoas escorregarem e caírem, possivelmente batendo a cabeça ou até mesmo quebrando um osso no deck da piscina. Causas comuns de afogamento e lesões incluem falta de barreiras, falta de supervisão e uso de álcool.

Importante: Um grande equívoco sobre o afogamento é que você será capaz de ouvir alguém se debater ou gritar por ajuda se estiver afundando. Na realidade, o afogamento geralmente é silencioso, e você pode não saber que alguém está com problemas até que seja tarde demais.

Para evitar que acidentes aconteçam, recomendamos tomar precauções para ajudar a garantir a segurança de qualquer pessoa que possa estar dentro ou em volta da sua piscina.

Supervisão

Esta é a melhor maneira de prevenir acidentes e ferimentos. Não podemos enfatizar o suficiente como é importante prestar atenção em todos os momentos em que as pessoas estão ao redor de sua piscina. Pode ser difícil ter seus olhos em vários filhos ao mesmo tempo, especialmente se você estiver entretendo os convidados.

Lembre todos os adultos de estarem cientes das crianças dentro ou em volta da água. Além disso, em situações de festa, fique de olho em qualquer adulto que bebeu um pouco além da conta e que pode cair, ou se esqueça de estar vigilante sobre a supervisão de seus próprios filhos.

Se crianças pequenas ou nadadores inexperientes estiverem na piscina, certifique-se de que há um adulto competente ao alcance da mão da criança o tempo todo. Isso é comumente chamado de “supervisão de alcance”.

 Aprender a nadar

Inscreva seus filhos em uma aula de natação, para que possam aprender a nadar com mais facilidade. Porém, não suponha que você pode baixar a guarda uma vez que seus filhos tenham aulas. Mesmo as crianças grandes não devem nadar sozinhas.

Ainda não se sabe se as aulas de natação na primeira infância ou as aulas de “sobrevivência à natação” destinadas a bebês e crianças pequenas necessariamente evitam o afogamento, mas pesquisas sugerem que elas reduzem a chance. Mas a supervisão de alcance ainda é recomendada para os pequenos, mesmo que tenham aulas.

Todo o cuidado é pouco com a vida de seus filhos, de qualquer criança ou de qualquer pessoa que ponha os pés dentro ou perto de sua piscina.

Até que eles construam suas habilidades de natação, crianças menores podem se beneficiar de uma pequena ajuda na piscina. Considere comprar boias ou flutuadores para piscina.

Estabelecer regras

Cada área próxima à precisa ter algumas regras para manter todos seguros. Por exemplo, as crianças precisam entender por que é perigoso correr no deque da piscina. E que enterrar seus amigos não é engraçado ou seguro. E nem todos os brinquedos são destinados para uso na piscina.

Certifique-se de que qualquer pessoa que use sua piscina esteja ciente de suas regras e saiba que todos precisarão de lembretes de tempos em tempos, especialmente crianças que esquecerão facilmente quando começarem a se divertir.

Equipamento de segurança da piscina

É um clichê bem gasto, mas é melhor prevenir do que remediar. Tomar medidas para a segurança da piscina permitirá que você e todos os outros que usam sua piscina o façam com menos preocupação e medo. E isso apenas tornará mais agradável para todos.

Além do conhecimento e comportamento, ter o equipamento certo pode ajudá-lo a tornar sua área de piscina ainda mais segura.

Cercas

As barreiras físicas ao redor da área da piscina podem impedir acidentes. Uma cerca de piscina geralmente possui um portão de passagem que somente adultos ou crianças mais altas podem alcançar. E uma cerca de piscina acima do solo é um adicional de segurança ao redor da própria piscina.

Uma cerca pode ajudar a impedir que as pessoas caiam na piscina acidentalmente e impedir que crianças pequenas passem despercebidas pela piscina sem serem notadas. Eles também podem ajudar a manter os bichos fora da piscina.

Alarmes de Portão

Instalar uma cerca é apenas meia medida. As crianças podem descobrir como abrir portões e ainda encontrar o caminho para a área da piscina sem o seu conhecimento.

A solução é um alarme de portão, que soará quando a conexão entre a cerca e o portão estiver quebrada. É uma ferramenta inestimável na sua busca pela segurança da piscina.

Alarmes de porta

Você pode levar a segurança um pouco mais longe instalando um alarme de porta na porta que leva ao quintal ou área da piscina. A maioria dos modelos contém um sensor de contato, o que significa que o alarme soa assim que o contato é interrompido, ou seja, assim que a porta é aberta. O objetivo é dar a você tempo para alcançar seu filho antes que ele alcance a piscina.

Alarmes de piscina

Se, por acaso, uma criança passar pela porta dos fundos e passar pela cerca da piscina, a última linha de defesa é um alarme de piscina. Esse tipo de alarme é parcialmente submerso na piscina e soa quando um certo nível de movimento na água é detectado, como uma criança caindo.

Alguns modelos também vêm com um receptor que você pode manter em sua casa para garantir que você ouça o alarme quando ele disparar.

Capas de proteção

Se você quiser uma barreira para quando ninguém precisar de acesso à piscina, considere uma cobertura de segurança da piscina. Nenhuma pessoa ou animal pode escorregar para dentro da sua piscina quando a capa de proteção está devidamente instalada.

Linhas Flutuantes

Este é um bom equipamento de segurança para manter na piscina, mesmo quando está sendo usado. Você pode esticar a linha através da água de um lado para o outro, e os flutuadores a manterão na superfície.

Se alguém começar a ter problemas para se manter à na superfície da água, ele poderá se segurar na linha até a chegada de ajuda. Considere duas ou até três linhas, para as extremidades rasas e profundas, e no meio da piscina, se as crianças ou idosos estiverem nadando.

Colete salva-vidas

Se alguém começar a ter problemas para manter a cabeça acima da água, você pode jogar um colete salva-vidas para ajudá-lo a se manter à tona até que você o alcance. É muito mais fácil ajudar alguém que está flutuando na superfície do que puxar alguém da água para a superfície.

Tentar salvar alguém que já está debaixo de água também coloca você em perigo, porque se a pessoa entrar em pânico, ela pode acabar segurando você na água e os dois acabam se afogando juntos. O colete salva-vidas lhes dá algo para segurar e pode ajudar a mantê-los mais calmos enquanto você os ajuda.

Gancho de Segurança para Piscina

Como um colete salva-vidas, este equipamento de segurança da piscina dá à pessoa que está se afogando algo em que se agarrar para não ir abaixo. Para evitar de você caia junto com a pessoa que está puxando da água, deite-se no convés e estenda o gancho para a pessoa em apuros. Depois de agarrar o gancho, puxe-os lentamente para o lado da piscina.

Um gancho de piscina também é útil para puxar pequenos animais da água quando eles precisarem de ajuda para sair da piscina.

Rampa de piscina para animais

Além de querer apenas ajudar pequenos animais a escapar da piscina quando eles caem, não é divertido recuperar sapos mortos, ratos, esquilos ou outros animais infelizes da sua piscina. E as criaturas menores podem, na verdade, ser puxadas para o sistema de filtragem, causando um bloqueio e equipamentos potencialmente prejudiciais.

Ajude-os colocando duas ou três rampas de escape ao redor do perímetro da sua piscina. Eles não vão se afogar, e você pode se sentir bem em ajudar os animais em necessidade, esteja você perto da piscina ou não.

Kit de primeiros socorros

Nem todos os acidentes na piscina acontecem dentro na piscina. As crianças podem se envolver em brincar e esquecer que não devem correr no deque da piscina. Um deslize em uma poça ou um pedaço perdido de algas, e eles irão cair e se machucar.

Mantenha um kit de primeiros socorros à mão que contenha desinfetante e ataduras para esses contratempos, bem como outros suprimentos de emergência médica menores.

 

Fonte: globaltechbrasil.com