01/06/2023

Quintal pequeno com piscina, ideias inspiradoras


Compartilhe:

A boa notícia é que não é preciso tanto espaço para ter uma piscina confortável em casa. Especialista dá dicas

Sol, um pouco de sombra e água fresca: quem não gosta dessa combinação? Mesmo com pouco espaço, é possível criar um local para se refrescar. A seguir, apresentamos sete ideias inspiradoras de quintal pequeno com piscina. Mas, antes, a arquiteta e consultora de imagem Roberta Polito, do RP Estúdio, dá algumas dicas.

“Para a construção de uma piscina, é preciso levar em conta a insolação do local, qual a trajetória do sol nessa área, além da proporção da piscina em relação à área onde ela será construída”, diz.

Segundo Roberta, a borda pode ser elevada ou nivelada com o deck ou piso da área externa. “A borda elevada e mais estreita não é boa para quem gosta de se sentar na beira da piscina. Além disso, se tiver iluminação aquática, é interessante prever os pontos mais próximos da superfície da água para um bom efeito.”

 

Na medida

Neste ambiente assinado pelo RP Estúdio todo o layout da área externa foi pensado de uma forma que trouxesse um melhor uso, mantendo a piscina. “A circulação melhorou muito”, diz Roberta. “A mesa de jantar passou a ficar perto dessa área e foi colocada uma mesa redonda na área dos novos bancos de madeira, perto da piscina. A borda da piscina foi coberta pelo novo deck, assim, os pisos externo e interno ficaram praticamente alinhados, e acabamos ganhando alguns centímetros de área útil do deck com a borda da piscina, que era mais larga", comenta. O jardim vertical é um show à parte: além de trazer mais frescor para a área da piscina, ele garante o verde tão bem-vindo ao espaço.

 

Não fuja da raia

Esta casa na praia de Malibu, litoral do estado norte-americano da Califórnia, pertenceu a Frank Sinatra. Com quase 600 m², ela foi colocada à venda depois da morte do cantor por 12,9 milhões de dólares. A piscina, em formato de raia, fica ao lado de um muro alto preenchido com jardim vertical – solução inteligente para garantir a privacidade dos donos.

 

Plantas e cristais

O clima tranquilo e as sutilezas transbordam na decoração minimalista da casa da estilista Paula Raia. Essa atmosfera se estende ao pequeno quintal com piscina, em que as cores do azulejo se mesclam com as diversas folhagens do jardim tropical. Destaque para os cristais que adornam o espaço.

 

Alma modernista

Nicholas Burns assina esta casa de três andares e aura notadamente contemporânea na ilha de Sentosa, Singapura, que leva em seu ideário algumas das características mais fortes do modernismo. Na área da piscina, a grande sacada é a “ilha” com plantas que ajudam a filtrar a luz solar.

 

Menos é mais

O interior desta casa no Bairro Historico de Tucson, Arizona, oferece uma experiência contemplativa de um pátio voltado para o céu e uma piscina que permite uma conexão durante todo o ano entre o interior e o exterior da residência. Além de um refresco para os dias quentes, ela ainda funciona como um agrado aos olhos.

 

Toque rústico

Cactos, luminárias pendentes e uma parede com visual desgastado fazem companhia à piscina neste pequeno quintal em estilo rústico. Junte algumas almofadas e um banco de madeira e você terá o cenário perfeito para um drinque no final da tarde.

 

Clima tropical

Este ambiente com ares tropicais em Bali é a prova de que não é preciso um grande espaço para ter uma piscina confortável. A área rente ao muro recebe espécies típicas do clima da região, como crótons e palmeiras, compondo uma moldura viva. Na outra ponta, ombrelone e espreguiçadeira convidam ao relaxamento.

 

Fonte: casavogue.globo.com