10/05/2017

Puxadinho de luxo: arquitetos ampliam casa de praia para criação de maior área de lazer


Compartilhe:

 

RIO – Em Santa Catarina, na Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, os arquitetos André Manara e Luciana Decker, do escritório +2 Arquitetura, aceitaram o desafio de ampliar uma casa de fim de semana, já existente, para criar uma área de convivência dos jovens proprietários.

– Elaboramos um projeto de ampliação para integrar a arquitetura existente à nova sem rupturas visuais. Para isso, demolimos a piscina existente e criamos um novo espaço com 110m² de área construída, 108m² de deck e piscina e 85m² de jardins – contam eles.

Para a nova edificação, configurada como um pátio interno, os arquitetos optaram por uma estrutura de concreto armado, alvenaria de tijolos e laje maciça. Uma nova piscina foi construída, de pedra hitan, mas agora com outro estilo e outros usos. Para aquele momento gostoso, de ficar vendo a vida passar no fresquinho, à bordo de espreguiçadeiras, o primeiro nível é bem rasinho (que eles chamam de prainha). Param exercícios, usam uma raia de natação mais profunda e dois deques estão à disposição: um de madeira angelim envernizada e outro de piso atérmico.

André e Luciana quiseram reforçar o conceito de simplicidade do lugar e preferiram usar um porcelanato com textura rústica no piso e revestimento cerâmico pastilhado natural nas paredes. A área de lazer conta também com uma churrasqueira, de tamanho maior do que as comuns, fogão e chapa, que usam a mesma saída de chaminé. Completando o ambiente gourmet, um forno a lenha, que fica em destaque num nicho de concreto aparente. No piso, para facilitar a limpeza, foi usado um porcelanato da Portinari.


O imóvel conta com textura rústica no piso e revestimento cerâmico pastilhado natural nas paredes – Lio Simas / Divulgação

Na decoração, onde a madeira e o despojamento dão o tom, se destaca a cristaleira antiga pintada de azul e a laca na cor tomate dos armários da cozinha gourmet. Mas o cinza também permeia, nas paredes e no piso, ajudando a destacar os detalhes coloridos. O paisagismo foi pensado para integrar a casa existente à ampliação, dando um ar de refúgio ao espaço e executado pela engenheira agrônoma Raquel Melilo.

– Além desse espaço de lazer, fizemos também uma nova cozinha, privativa, na cor branca em todos os acabamentos, desde marcenaria, marmoraria e eletrodomésticos – acrescentam os arquitetos.

casa-estaleirinho-7

Fonte:  O globo