31/12/1969

Projeto promove integração através de atividades lúdicas dentro da piscina


Compartilhe:

Com o objetivo de organizar uma política pública municipal para alunos com necessidades educacionais especiais, a Prefeitura de Ubatuba (SP) criou o Programa de Integração e Coletividade (PIC) em 2013. A iniciativa, que atende aproximadamente 450 alunos, promove atividades lúdicas e esportivas na água.

No começo, tais atividades não eram de exclusividade da Prefeitura e eram realizadas em uma piscina alugada com alto custo e sem a estrutura adequada para receber crianças com dificuldade de acesso. Porém, com o passar do tempo, o Programa passou por adaptações e melhorias, e hoje funciona em uma piscina localizada na escola municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral que, em 2015, ganhou um sistema de aquecimento especial, além de cuidados e manutenção adequados para as atividades na piscina, que são realizadas com o devido acompanhamento de um especialista educacional e familiar.

Com isso, as crianças atendidas podem ser conduzidas com cuidado por profissionais que sabem ensinar de forma lúdica e fazem com que elas criem histórias e experiências únicas onde um simples canudo de isopor pode virar um cavalo e a música uma aliada na hora da respiração que é conhecida por “bolhão”.

Todas as atividades são pensadas especialmente para criar um universo novo para essas crianças e assim atingir o objetivo esperado que é a melhora na qualidade de vida delas, contribuindo para o desenvolvimento de cada criança em seu próprio tempo. O retorno é muito positivo e pode ser percebido por meio de pequenas demonstrações, como um abraço, um olhar ou um simples sorriso que resultam na confiança dos pequenos frente aos desafios.

Fonte: Portal R3