16/05/2023

Profissão Tratador: desafios e mudanças da área!


Compartilhe:

Veja a opinião de profissionais que exercem a atividade há mais de 15 anos e buscam se inovar cada vez mais

Aspiração no fundo, análise de pH e ajuste da dureza cálcica. Enquanto algumas pessoas ouvem esses termos e acham que são de outra língua, os tratadores de piscina entendem muito bem sobre cada um.

Eles fazem parte da grande lista de tarefas diárias que envolvem o dia a dia da classe, onde o intuito, mais do que deixar as piscinas limpas visualmente, também inclui a devida eliminação de microrganismos nocivos aos banhistas.

?Para alguns profissionais, a área apareceu como um negócio de família, admirando a tarefa de seus pais e tios. Já para outros, como o Reginaldo Gonçalves de Jesus, ter o amigo certo no momento ideal foi o que trouxe para ele uma nova profissão.

Reginaldo Gonçalves de Jesus está há 18 anos na área

E hoje, 18 anos depois, o morador de São Paulo segue com o mesmo empenho do início. “Sempre que posso me atualizo sobre os produtos e equipamentos”, ressalta quando questionado sobre a importância de andar lado a lado com as mudanças de mercado.

“Os equipamentos são bem mais modernos do que no passado”, comenta o profissional, que faz questão de manter uma boa rotina em seu trabalho, iniciando às 8h e terminando às 17h.

Além disso, ele é daqueles com a tal da veia empreendedora, e sonha em montar uma loja que venda produtos químicos.Já n
o caso de Antônio Kairo dos Santos Rodrigues, o embarque na profissão se deu em um clube. E hoje, 15 anos depois, também segue mantendo os estudos sobre o mercado em dia.

Antônio Kairo dos Santos Rodrigues começou a sua atuação em um clube

Para ele, que começa o expediente bem cedo, às 5h30, uma das principais adversidades do dia a dia envolve o deslocamento de um local para outro, mas isso não o faz esmorecer, afinal, ele é daquelas pessoas criativas e que estão sempre “procurando uma rota alternativa”.

Concordando com ele, Nedinaldo Rezende Gonçalves, tratador de longa data, especificamente há 22 anos, acredita que sempre há a oportunidade de aprender algo novo. “Sou técnico e procuro a cada dia me informar das novidades e conhecimentos”, afirma apontando o quanto a automação nos tratamentos é, sem dúvidas, uma das principais mudanças no nicho nos últimos anos.

Nedinaldo Rezende Gonçalves busca sempre aprender algo novo

Morador da cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, a sua rotina começa até mesmo antes do raiar do sol, às 5 da manhã. E durante o seu expediente, ele busca olhar as situações por novas óticas quando surgem problemas que antes não conhecia.

Nos três casos, conseguimos encontrar alguns pontos em comum, como estar há anos na profissão, e a busca para atualizar-se de acordo com o mercado. Afinal, atuar como tratador exige atenção, cuidado, e um toque de amor, para garantir que a alegria dos finais de semana ocorra de maneira segura para todas as famílias.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 168