31/08/2023

Por dentro da campanha de prevenção ao afogamento


Compartilhe:

Com abrangência nacional, a campanha Going blue, liderada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), foi destaque em ação mundial instituída pela ONU e OMS

 

As ações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) para combate ao afogamento acontecem durante todo o ano. Mas foi no Dia Mundial de Prevenção em Afogamento, datado de 25 de julho, que a ins tituição liderou no Brasil a Campanha Going Blue, seguindo as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa atuação da Sobrasa foi destaque na divulgação da campanha de conscientização desse tipo de ocorrência a nível mundial.

O resultado, segundo Regis Amadeu, que é o responsável pela área de relações institucionais da Sobrasa, foi um alcance bastante positivo e de alta relevância a nível nacional. “Mais de uma centena de entidades conseguiram ascender monumentos públicos e realizaram ações de conscientização sobre a proporção do problema ”, afirma.

Para quem se pergunta sobre a real necessidade de uma campanha de segurança com foco no combate a afogamentos, é importante saber que, segundo dados da Sobrasa, cerca de 16 brasileiros morrem diariamente devido a afogamentos, sendo esta a principal causa de morte em crianças de dois a quatro anos, e a segunda maior causa de morte em crianças de cinco a nove. “Os afogamentos são incidentes que têm afetado muito nossas crianças, mas esse é um cenário que pode ser evitado. É a partir de ações de prevenção que as pessoas vão entender e se engajar na causa para mudar essa realidade”, explica Regis.

É com esse objetivo que a Sobrasa tem disseminado a importância da prevenção por meio de seus mais de 3 mil voluntários espalhados pelo país. Há 26 anos atuando no combate ao afogamento, o órgão é referência mundial na área e conta com programas diversos, com destaque para os cinco principais: Piscina + Segura, Kim na Escola, Sobrasa Kids, Emergências Aquáticas e Surf Salva.

“A Sobrasa é uma associação sem fins lucrativos fundada há 26 anos com o propósito de unir o Brasil contra o afogamento, defendendo o lema ‘Prevenir e salvar, educar para não se afogar’ e trabalhando para disseminar conhecimento e integrar instituições. Em nosso site, disponibilizamos a toda a população boletins informativos com dados e números sobre os impactos do afogamento no país ano após ano. Acreditamos que, quanto mais pessoas tiverem acesso a essas informações, mais instituições poderão nos apoiar na conscientização e mais voluntários serão atraídos, elevando o alcance dos nossos programas para salvar cada vez mais vidas e reduzindo os casos de afogamento”, garante o profissional.

Por dentro dos programas de combate ao afogamento da Sobrasa

A Sobrasa possui diversos programas e iniciativas para conscientização e formação de jovens e adultos para combater os afogamentos. Saiba mais sobre eles abaixo:

Piscina + Segura: iniciativa criada para formação e disseminação do aprendizado de natação, com aulas de prevenção com foco em práticas para lidar com as diferentes situações que podem levar ao afogamento. O programa também promove aos gestores de piscinas orientações para mitigar riscos nessas áreas.

Kim na Escola: programa de conscientização com base em visitas às escolas públicas e privadas para promover aulas de prevenção ministradas por voluntários. O conteúdo das aulas é pensado para crianças da primeira e segunda infância com metodologias de aprendizagem e conscientização sobre a segurança aquática.

Surf-salva: programa composto por oficinas temáticas desenvolvidas em praias, com foco em surfistas amadores e profissionais, banhistas e demais usuários para que saibam como agir diante de situações de risco.

Para mais informações acesse o site da Sobrasa através do link www.sobrasa.org e acompanhe as novidades do órgão por meio dos perfis oficiais no Instagram, Facebook, Telegram e YouTube.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 170