14/10/2025

Piscina: símbolo de lazer e felicidade cada vez mais presente nos lares brasileiros


Compartilhe:

Foto: Projeto: Edgar Monteiro

Com a chegada da primavera, os brasileiros já começam a se preparar para o verão e, com ele, o uso intenso das piscinas. Esses espaços de lazer, que vão do quintal de casas a coberturas de apartamentos, seguem como um dos ambientes mais desejados pelas famílias, oferecendo diversão, descanso e momentos de conexão.

Em cidades quentes, como Cuiabá e Teresina, piscinas fazem parte de projetos padrão de novos empreendimentos e são usadas até à noite. Já em regiões mais frias, como no Sul do país, a utilização se concentra nos meses de calor ou em piscinas aquecidas, mas a tendência é de crescimento contínuo à medida que o clima esquenta.

Foto: Projeto de Sidney Quintela

O mercado acompanha a demanda com uma variedade crescente de modelos e soluções. Piscinas infantis, com raia para natação, adultas, onduladas ou retilíneas, com design sofisticado, decks molhados e espelhos d’água sinuosos se tornam cada vez mais comuns. Até mesmo lagos artificiais translúcidos, que simulam ambientes naturais, começam a ganhar espaço em projeto.

No entanto, ter uma piscina exige planejamento e cuidados. Manutenção, custo operacional, segurança e normas de convivência são pontos essenciais para garantir que o investimento seja aproveitado plenamente. Piscinas mal cuidadas podem rapidamente perder seu encanto, tornando-se espaços pouco aproveitados.

Foto: Marcos Kahtalian - Brain Inteligência Estratégica

Para o especialista Marcos Kahtalian, Marcos Kahtalian é o sócio-fundador da Brain Inteligência Estratégica, uma empresa brasileira de referência em estudos e pesquisas para o setor imobiliário e da construção civil, o segredo está na combinação de planejamento e uso consciente: “Piscina boa de verdade é sempre rara e a dos outros. Mas uma piscina bem cuidada oferece momentos de alegria, lazer e bem-estar para toda a família.”

Com a primavera em andamento e o verão se aproximando, piscinas seguem como sinônimo de lazer, refresco e felicidade para os brasileiros — um convite para aproveitar os próximos meses com mergulhos, encontros e momentos de descanso.

 

Fonte: revistahaus.com.br