13/04/2023

Piscina Segura


Compartilhe:

Não há nada mais gostoso do que curtir uma piscina ao lado de nossos filhos e bichinhos, não é mesmo? Só que para tornar essa experiência ainda mais agradável, com momentos descontraídos inesquecíveis e em ótimas companhias, é imprescindível um ambiente seguro. Não há nada mais gostoso do que curtir uma piscina ao lado de nossos filhos e bichinhos, não é mesmo? Só que para tornar essa experiência ainda mais agradável, com momentos descontraídos inesquecíveis e em ótimas companhias, é imprescindível um ambiente seguro.

 

De acordo com as normas internacionais, as cercas, quando isolam e protegem uma piscina, devem ter mais de 1 metro de altura e possuir portão com fechamento e travamento automático. Com essa medida, mesmo que as pessoas esqueçam de acionar o portão, ele se fechará automaticamente impedindo o livre acesso de crianças e animais ao tanque. A capa de segurança também é uma medida eficaz. As capas de segurança geralmente são produzidas em material laminado em PVC, com reforço em poliéster, e devem ser fixadas na borda com pinos e cordas. O fabricante deve informar qual o peso máximo suportado e orientar o usuário quanto a sua colocação e remoção. Sempre é bom lembrar que existem capas térmicas, que não são de segurança e servem apenas para evitar a perda de calor da piscina e proteger de sujeiras, folhas e insetos que muitas vezes são trazidos pelo vento e caem na piscina.

 

A cerca removível é totalmente móvel e desmontável. Sua retirada, embora simples, só pode ser realizada por um adulto, e não requer utilização de ferramentas. Além disso, como nas cercas fixas, elas também não atrapalham a visibilidade, e são ajustáveis às irregularidades do formato da piscina e do piso em volta. A instalação é rápida, e feita em poucas
horas. Elas têm um fecho geralmente de inox e alça ergonômica. Se não forem usadas peças adequadas, como ganchos simples de ferro zincado, os mesmos podem ser abertos por crianças ou mesmo enferrujar. Com o tempo, isso pode resultar em possíveis acidentes.

Mas não são só as cercas que fazem este serviço de proteção em piscinas. Para crianças e animais domésticos, há dispositivos como alarmes sonoros que adicionam uma tranquilidade a mais e garantem o conforto deles. Existem sensores que, colocados no pulso da criança, junto com a instalação de um sistema de alarme, com alcance entre 30 e 60 metros, contribuem na supervisão das crianças e animais, que deve ser permanente. A pulseira só pode ser removida pelo adulto pois uma criança pequena não conseguirá fazê-lo. Estes alarmes são muito práticos, não requerem instalação complicada e funcionam em todo tipo de piscina, exceto água do mar. Eles são transportáveis e não precisam de conexões. Os alarmes de pulso para os pequenos já são utilizados em vários estabelecimentos comerciais, como hotéis, clubes e academias. Mas não se deve esquecer que nada substitui a supervisão de um adulto quando se trata de segurança em piscinas. Também existem dispositivos como estes para cães, eles podem ser colocados na pata ou principalmente na coleira do animal.

 

Outros itens que agregam segurança para os bichinhos são as rampas e escadas de acesso. Muitos cachorros gostam de participar de atividades com a família, como, por exemplo, nadar na piscina. Porém, sair dela, nem sempre é tarefa fácil para eles. Algumas raças, como os basset hounds, com patas curtas, os buldogues ingleses e os pugs não são nadadores fortes. Mesmo as raças que são, ficam fracas com a idade. Por isso, é importante certificar-se de que o seu cachorro possa entrar e sair da piscina sem sofrer lesões ou mesmo estragar a piscina.

Há rampas que são vendidas considerando o peso dos cães. Após instalá-la, mostre ao cachorro e o ajude a conhecer e usar o novo acessório. Isso também é importante para a sua segurança. É recomendável que não se mude a posição do produto, pois o cachorro poderá ficar confuso.

 

Para as crianças, independente de altura, peso ou idade, uma das coisas mais importantes a se considerar é o seu acesso, por meio de uma escada resistente, pois há o risco de elas se machucarem ao tentarem sair ou entrar subindo ou descendo pelas paredes da piscina. Há escadas vendidas também de acordo com o peso: a mais leve, para até 22 quilos e outra para animais de até 63 quilos.

 

Fonte:globaltechbrasil.com