Nosso blog
Piscina com deck: dicas para criar a sua e uma seleção de projetos
Compartilhe:
Veja as recomendações de um arquiteto sobre estrutura do terreno e revestimentos e na sequência inspire-se em projetos de diversos estilos
Piscinas com deck são ideais para projetos em que a área de lazer é integrada ao living e também uma solução interessante para quem deseja criar uma atmosfera aconchegante mesmo ao ar livre. Mas, antes de receber o deck, o terreno precisa passar por uma preparação. "O deck de madeira poderá ser assentado sobre uma base de concreto armado (que impermeabiliza o solo), ou sobre uma estrutura auxiliar composta por pontaletes, vigotas e barrotes (que mantém o solo permeável). A utilização de uma solução ou outra dependerá do índice de impermeabilização disponível no terreno, bem como do relevo", explica o arquiteto Sidney Quintela.
Quanto aos materiais mais indicados para as piscinas instaladas em decks, o profissional recomenda que, preferencialmente, elas tenham estrutura de concreto armado a fim de garantir rigidez ao conjunto, bem como durabilidade. "Já o revestimento pode ser de diversos tipos, incluindo cerâmica, ladrilhos, pedras naturais, vinílicos e até cimento especial. O que deve ser levado em consideração é o gosto do cliente e também é importante avaliar a ficha técnica de cada material para assegurar a compatibilidade com o tratamento proposto para a água da piscina. Assim, é possível assegurar que este tratamento não provoque uma reação inadequada com o material usado", detalha o arquiteto.
Sobre os topos de madeira mais indicados para o deck, o profissional recomenda apostar em madeira de lei, como o ipê, cumaru ou até mesmo o bambu. Sidney lembra também que todos os decks de madeira natural devem ser tratados periodicamente. "A madeira precisa estar sempre hidratada. Mesmo quem prefere o visual mais natural possível deve se preocupar em fazer ao menos uma hidratação da madeira utilizando óleo natural", enfatiza.
Se você sonha em ter uma piscina com deck para chamar de sua, confira uma seleção de projetos inspiradores de diversos estilos e tamanhos!
Projetos de piscinas com deck
|
Projeto assinado pelo arquiteto Sidney Quintela — Foto: Fernando Guerra |
Localizada em Portugal, na Praia da Torre, Lisboa, esta casa projetada pelo arquiteto Sidney Quintela se destaca pelo estilo contemporâneo de linhas retas. Além disso, a proposta combina materiais naturais e um paisagismo que valoriza a paisagem natural deslumbrante ao redor. Na área externa, a madeira é predominante e dá forma ao deck que emoldura a piscina, além de forrar o teto em alguns beirais criados para proporcionar sombra.
|
Projeto do arquiteto David Bastos — Foto: Tuca Réines |
Um dos pontos altos desta casa na Ilha de Itaparica, na Bahia, é a piscina com borda infinita, que lembra um canal desaguando no mar, com direito a uma passarela central. Além de permitir um respiro entre os dois módulos do projeto, sua posição favorece a ventilação natural e ainda tira partido da amendoeira, que projeta uma sombra generosa sobre o pátio, ambientado com ares de lounge sobre um deque de madeira. “A área externa foi pensada para ser facilmente acessada por quem está na praia, piscina, espaço gourmet, cozinha e área social. Todos esses ambientes se comunicam, estão no mesmo campo de visão”, ressalta o arquiteto David Bastos, autor do projeto.
|
Projeto do escritório Liró Arquitetura — Foto: Renato Navarro |
Na Vila Madalena, em São Paulo, esta cobertura duplex passou por uma reforma completa comandada pelos arquitetos Rafael Aranguez e Laura Borba, do escritório Liró Arquitetura. O andar superior foi fechado com uma cobertura em vidro retrátil sobre o deck de madeira ao redor da jacuzzi. O espaço também ganhou um lavabo e novos pontos hidráulicos para a área gourmet. Tudo para garantir o conforto na área de lazer que o morador tanto sonhava.
|
Projeto da arquiteta Renata Lemos — Foto: Luiza Schreier |
A vista para o Cristo Redentor e para a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi o que levou os moradores a comprarem este duplex. O projeto de reforma ficou a cargo da arquiteta Renata Lemos. O apartamento foi bastante modificado no novo projeto e, entre as mudanças, uma das principais foi sobre a piscina, que antes entrava pela sala. Na nova versão do imóvel, ela foi remodelada e fica na área de lazer, na cobertura. O deck de madeira ao redor deixa a piscina mais alta e ainda se transforma em sofá para os moradores apreciarem a vista.
|
Projeto criado pelo Studio Carlito e Renata Pascucci — Foto: Julia Novoa |
De frente para a praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, esta casa tem projeto assinado pelo Studio Carlito e Renata Pascucci, que criou ambientes com de estilo contemporâneo, mas temperados com brasilidade. O paisagismo foi planejado pelo escritório com o objetivo de valorizar a natureza exuberante da região com espécies como marantas-charuto, alocásias e helicônias. O deck é feito de cumaru e a piscina tem revestimento de pedra hijau.
Projeto de Shirlei Proença e Sergio Sampaio — Foto: Renato Navarro |
Com decoração da designer de interiores Shirlei Proença e projeto de Sergio Sampaio, do escritório archi+ tectônica, esta casa em Itaí, no interior de São Paulo, aproveita a linearidade do terreno com espaços abertos e vista para a represa Jurumirim. A madeira é protagonista e foi usada com um elemento condutor entre interior e exterior. Ao redor da piscina, o material está presente no deck que serve de base para móveis baixos e coloridos.
Projeto do Studio Carlito e Renata Pascucci — Foto: Julia Novoa |
Na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, esta casa tem projeto assinado pelo Studio Carlito e Renata Pascucci. Segundo os profissionais, a ideia foi criar uma arquitetura contemporânea praiana e afetiva que provoca o relaxamento. Para isso, eles desenharam grandes portas de correr que se camuflam na arquitetura e conectam os ambientes internos e externos. Essas aberturas proporcionam integração com o novo jardim, idealizado pelo escritório.
O arquiteto Sidney Quintela assina o projeto desta casa — Foto: Gabriela Daltro |
Assinada pelo arquiteto Sidney Quintela, esta casa em Feira de Santana, na Bahia, exibe linhas contemporâneas, grandes vãos e muita integração, além de contar com aproveitamento da iluminação e ventilação naturais. Mas, o destaque fica para o painel de muxarabis escolhido pelo profissional com o objetivo de controlar a incidência solar, permitindo um clima agradável no interior dos ambientes. Quanto aos materiais, chama a atenção a madeira ipê usada em diferentes formatos: no próprio muxarabi nas esquadrias, ripado no forro, le no lambri no deck.
Projeto do escritório AG Arquitetura — Foto: Luiza Schreier |
Esta casa fica em um condomínio na Barra da Tijuca , Rio de Janeiro, de frente para o mar e tem projeto dos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura. Como o terreno é compacto, com 290 m2, a dupla buscou referências de townhouses (que costumam ser mais verticalizadas) para suprir todas as necessidades dos clientes. A área construída da casa ficou com quase a mesma área do terreno, porém distribuída em três pavimentos. Um dos destaques no térreo é a piscina em raia, revestida de pedra hiaju, com deck de madeira, que também funciona como espelho d’água.