Nosso blog
O sonho da piscina cada vez mais fácil
Compartilhe:
O mais importante é encontrar uma empresa de confiança que garanta uma construção segura e eficiente
Quem nunca desejou ter uma piscina em casa? Esse sonho, que parecia quase impossível há algumas décadas, tem se mostrado cada vez mais viável graças às modernas técnicas de construção e a preços mais acessíveis. Antes de mais nada, é fundamental encontrar uma empresa de confiança que vai fazer uma vistoria no local, analisar o projeto desejado e verificar as possibilidades da obra. Depois de negociar, aprovar o projeto e esperar alguns meses, é só chamar a família e os amigos e desfrutar desse novo espaço de lazer.
“Não existe lugar ruim para construir uma piscina. O que existem são custos diferentes de acordo com o projeto. Mas não tem dificuldade nenhuma na construção”, afirma o engenheiro civil Marcelo Esposito, coordenador de construções da Piscinas Jundiaí, em São Paulo – empresa com 40 anos no mercado. Dentre os fatores que interferem nos custos e no tempo de obra estão a estrutura de fundação, se a piscina é elevada ou enterrada e se há necessidade de uso de máquinas pesadas para a escavação.
O engenheiro conta que, na maioria das vezes, o cliente já vem com uma ideia pronta do que cabe em seu espaço. E, na visita técnica no local, é possível tirar as medidas e até fazer um risco no chão para que o proprietário possa visualizar o desenho na própria área. “Dessa forma, o cliente consegue visualizar a piscina e a área útil de água. Quando é muito grande, já percebem e já decidem se querem que diminua. A partir daí, a empresa faz um projeto básico com as medidas definidas para dar início às obras”, ressalta o engenheiro.
TIRE SUAS DÚVIDAS!
Quantos meses demora para finalizar a construção de uma piscina?
Depende do tamanho da piscina. Normalmente, o prazo de entrega da nossa empresa é de 60 dias de execução para uma piscina média. Por exemplo, para uma piscina de 200 m², o prazo de entrega será de 150 dias.
O que mais faz parte do processo de construção?
Fora a piscina, tem os arranjos do deck, o paisagismo e tudo mais para deixar o ambiente perfeito. A construção envolve a estrutura da piscina, impermeabilização e teste de estanqueidade. Depois da impermeabilização, já vem um trabalho mais limpo de assentamento de revestimento. Enquanto estamos fazendo esse teste de estanqueidade, o pessoal também já começa a fazer o paisagismo.
Quanto custa, em média, o projeto e a construção de uma piscina?
Em média, o metro quadrado da nossa piscina de alvenaria com revestimento cerâmico, iluminação e aquecimento, fica em torno de R$ 4.500,00. Vale lembrar que, quanto maior o projeto, menor o custo do metro quadrado. A parte de deck depende muito do acabamento que o cliente escolher. Hoje, estamos usando muito porcelanato atérmico e antiderrapante. Neste caso, o contrapiso, assentamento, material e mão de obra, já com porcelanato, sai em torno de R$ 300,00 o metro quadrado do deck acabado.
Qual a medida mínima de uma piscina residencial?
Não existem medidas mínimas. De alguns anos para cá, os proprietários têm optado por piscinas menores, mais aconchegantes, com aquecedor, iluminação e hidromassagem. Construímos muitos espaços de alvenaria de 2m x 2m. Como os terrenos das casas e dos condomínios são menores, quintal e piscina acabam ficando menores também, mas atendem às necessidades dos clientes.
PASSO A PASSO PARA A EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE PISCINA
-
Verificar a legislação da região (porque cada cidade tem a própria legislação) para saber dos recursos do terreno.
-
Verificar as regras do loteamento ou condomínio, que também tem as suas normas.
-
Com esses dados em mãos, deve-se avaliar o terreno e fazer um projeto de piscina que caiba dentro do terreno com sobra para deck e quintal.
-
Depois do projeto aprovado dentro da legislação, começa a escavação de piscina e casa de máquinas.
-
Em seguida, começa a concretagem no fundo da piscina, com uso de armaduras duplas – tipo radier.
-
Depois, levantamento das paredes, chumbamento dos tubos com os dispositivos e impermeabilização.
-
Com impermeabilização e hidráulica prontas, é hora de colocar o revestimento, terminando toda a piscina.
-
Na sequência, a equipe de montagem dos filtros libera para encher a piscina.
Fonte:Revista Pool-Life ED.94