09/05/2023

Natureza e tecnologia: união é tendência para projetos de área externa!


Compartilhe:

Clientes buscam cada vez mais inovação, qualidade, e sair do lugar comum, mas sem abrir mão do conforto no ambiente

 

Os últimos anos têm sido de constante evolução em diversos setores, inclusive na arquitetura. Se antes, os clientes tinham poucas referências de projeto de decoração e aceitavam rapidamente as opções trazidas pelos profissionais contratados, hoje, eles conseguem uma vasta gama de referências.

E isso, não há como negar, tem tornado os consumidores cada vez mais exigentes, o que pede modernização constante dos especialistas sobre as principais tendências do ramo para saber o que continua do mesmo jeito, e o que precisa ser atualizado.

Na área externa, por exemplo, o foco do espaço segue o mesmo. Os clientes optam por criar um ambiente para reunir famílias e amigos de forma mista, contando tanto com móveis de jantar, quanto para confraternização. Então, opções como balanços, poltronas, cadeiras e mesas de centro costumam ser muito escolhidas pelos clientes.

Contudo, segundo a arquiteta e Lighting Designer Kika Moutinho, os detalhes cada vez mais tecnológicos e duráveis demonstram fortemente essa evolução.

“A indústria moveleira investe cada vez mais em tecnologia e inovação, principalmente, se tratando de móveis, que precisam da devida proteção impermeável e contra raios solares para que a ação do tempo não os deteriore com facilidade”, afirma a profissional, ressaltando que essa evolução é possível graças a novas tecnologias em tecidos e materiais.

Se antes, os móveis da área externa tinham o visual um pouco mais engessado, hoje, o consumidor busca se sentir em um ambiente mais natural e aconchegante.

“Hoje em dia, o destaque está para móveis de design mais leve e orgânico”, ressalta a arquiteta, complementando que a estética que mais está em alta conta com materiais de madeira, metal, pedra, corda náutica, e tecidos com tecnologia própria para ficarem expostos ao ar livre.

E não dá para imaginar que apenas os móveis se modernizem, as piscinas em si também contam com diferentes tendências. “Aquele tradicional revestimento azul bebê vem dando lugar a opções com texturas e cores que passam mais sofisticação”, ressalta Kika.

Já no entorno da piscina, assim como em todo segmento, os materiais naturais também seguem como protagonistas.

“A aposta principal fica em pedras naturais como mármores e granitos que, levando em consideração o tipo e acabamento correto para torná-los próprios para uso externo, geram maior segurança, conforto térmico, além da grande durabilidade”, acrescenta.

Outro ponto essencial nos projetos externos que tem sido muito valorizado, a fim de possibilitar o uso também em período noturno e destacar a decoração do ambiente, é a iluminação. Mas claro, atendendo também as normas para garantir durabilidade e segurança.

Dentre elas, destaca-se o uso de sistemas em fibra ótica, pois além da iluminação tradicional, permite criar outras propostas mais criativas para o destaque da piscina, tornando o ambiente mais confortável e aconchegante.

 

Fonte: Revista Edição 168