20/04/2023

NASA usa piscina gigante para simular caminhadas espaciais na Lua


Compartilhe:

Com cerca de 61 metros de comprimento e 12 de profundidade, a piscina usa o equivalente a 6,2 milhões de galões de água para ficar completamente cheia

NASA usa piscina gigante para treinar astronautas que pisarão na Lua — Foto: Divulgação/NASA

A fim de preparar os astronautas que devem pisar na Lua novamente, a NASA criou um treinamento que ajuda a tripulação a se acostumar com as dificuldades de andar na superfície lunar. Para isso, a agência espacial recriou o ambiente lunar através de uma piscina gigante no Sonny Carter Training Facility, em Houston, Texas.

Com cerca de 61 metros de comprimento e 12 de profundidade, a piscina faz parte do Laboratório de Flutuação Neutra da NASA (NBL) e usa o equivalente a 6,2 milhões de galões de água para ficar completamente cheia. De acordo com o DesignTaxi, a ideia é que o ambiente consiga simular a sensação de gravidade zero para os astronautas, ajudando-os na familiarização com a leveza e a treinar os movimentos necessários para navegar de forma segura.

A intenção do espaço é que ele torne a experiência o mais realista possível para a tripulação. Para isso, a NASA, em parceria com a empresa V2X, está deixando o ambiente mais imersivo a partir de uma série de reformulações. A agência está adicionando areia e regolito lunar no fundo do tanque, e instalando painéis que criam inclinações e declives no fundo da piscina.

Com cerca de 61 metros de comprimento e 12 de profundidade, a piscina usa o equivalente a 6,2 milhões de galões de água para ficar completamente cheia — Foto: Divulgação/NASA

Como a missão Artemis deve pousar na parte sul da Lua, suas condições peculiares de iluminação também estão sendo experimentadas na piscina, para que os astronautas se familiarizem com a falta de ol. Também há treinamentos para que a tripulação consiga lidar com casos de emergência.

Por enquanto, os testes na piscina ainda estão sendo realizados apenas com mergulhadores. A tripulação começará o treinamento assim que as novas adaptações do tanque estiverem concluídas.

 

Fonte:epocanegocios.globo.com