09/01/2024

Não esqueça a manutenção mecânica


Compartilhe:

Além de manter a água limpa e tratada adequadamente no outono-inverno, este é o período ideal para fazer toda a manutenção mecânica da piscina, o que inclui inspeção de filtros, motobombas, tubulações e outros pequenos reparos. A época também é ideal para reformas mais amplas, como troca de piso do solário, de revestimento da piscina e até remanejamento do jardim, uma vez que a incidência de chuvas é menor e, com isso, não haverá muitas interrupções dos trabalhos. Outra vantagem é que, fora da alta temporada, os profissionais do setor estão mais disponíveis e os preços podem ficar mais acessíveis. Siga o roteiro abaixo e garanta uma piscina perfeita para a próxima temporada de sol e calor!

• O sistema hidráulico não deve ter vazamentos, pois trazem consequências como corrosão, riscos de empoçamentos e desperdício de água, entre outros transtornos. Inspecione a instalação e, se constatar vazamento, o procedimento para localizá-lo é isolar cada uma das diversas partes do sistema. Em seguida, tome as providências necessárias para saná-lo.

• Uma medida para evitar complicações com tubulações é procurar fixá-las firmemente nas paredes da piscina. Assim, se o terreno ceder, os tubos estarão bem apoiados. A tubulação que fica no lado da bomba de sucção precisa ser inspecionada sempre com a motobomba desligada. 

• Verifique o estado e o nível da areia do filtro para trocá-la ou completar seu nível; inspecione o estado geral do filtro e das válvulas multivias. O manômetro também deve ser inspecionado, pois é um equipamento que fornece informações importantes, como pressão de trabalho do sistema, indicando quando o filtro deve ser retrolavado. 

• É fácil detectar se a motobomba está funcionando direito observando o alinhamento do eixo do motor em rotação e ouvindo o ruído. Motobombas em perfeitas condições apresentam eixo em alinhamento perfeito, sem oscilações, e ruído uniforme. Um serviço especializado pode determinar facilmente onde está o problema e tomar as providências necessárias. O funcionamento perfeito do filtro evitará comprometimento da qualidade da água.

• Os revestimentos de piscinas sofrem continuamente os efeitos de sol, água e produtos químicos. As cores desbotam, o brilho empalidece e, periodicamente, precisam ser renovados. 

• Azulejos quebrados ou trincados são perigosos por apresentarem superfícies cortantes. Além disso, os rejuntes podem soltar e predispor os azulejos a se descolarem das paredes. Essa é uma inspeção periódica importante. 

• A pintura de piscinas deve ser renovada depois de algum tempo. Se a tinta anterior não for removida, somente o mesmo tipo poderá ser reaplicado, porque muitas são incompatíveis. Piscina de fibra requer pessoal técnico espe­cializado, de preferência da própria fábrica. A pintura pode ser feita com gel coat (resina de poliéster), tinta poliuretânica ou epóxi.

• Trincas e vazamentos na fibra devem ser solucionados antes da pintura, com aplicação de resina de poliéster e reforço de fibra de vidro nas áreas danificadas, e com acabamento liso e homogêneo. No caso da troca das piscinas de vinil, é recomendável que o novo lençol vinílico seja fornecido pelo mesmo fabricante da piscina.

 

Fonte: www.pool-life.com.br