31/01/2018

Medidas de controle de poluição do Governo do estado da China podem afetar as operações comerciais de produtos químicos em países importadores como Brasil.


Compartilhe:

Este Comunicado corrige e substitui o enviado em 30/Jan.

A ANAPP – Associação Nacional dos Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins, informa aos seus associados e ao mercado em geral, sobre uma política de controle de poluição implantada pelo governo Chinês, país onde localizam-se várias indústrias de ácido cianúrico (substância componente do cloro), fornecedoras para vários países do mundo, inclusive o Brasil.

De acordo com matéria da Pool News SPA(*), o país está trabalhando para padrões de limpeza do ar e combate à poluição, com fiscais que recebem uma longa lista de endereços para inspeção e fechamento de plantas no caso de não cumprimento dos regulamentos.

Devido à essa ação na China desde o segundo semestre de 2017, as operações comerciais e de fornecimento de foram impactadas, uma vez que as empresas chinesas passam por determinações de interrupção de produção sem prévio aviso, seja para controle temporário de poluição regional, ou ainda por um longo período, até que seja publicado um acordo com uma nova regulamentação para as empresas ou sua adequação.

A imprensa internacional(*) destaca ainda que muitas plantas industriais foram transferidas para outros municípios e até mesmo fechadas por não conseguirem atender aos novos limites de poluição. “A China intensificou seu trabalho ambiental depois que o presidente Xi Jinping disse aos governadores e ministros provinciais do país, em julho/17, que o tratamento da poluição é uma das três principais prioridades para os próximos anos, além de controlar o risco financeiro e reduzir a pobreza.”

Em razão disso, a ANAPP sente-se no dever de informar ao mercado sobre tal situação de âmbito internacional que poderá impactar vários mercados e consumidores que se utilizam de produtos que tenham o ácido cianúrico de origem chinesa em suas composições, como por exemplo, o “dicloro” ou “tricloro”.

É ainda necessário esclarecer que nem todos os produtos chamados comumente de cloro, especialmente aqueles utilizados no tratamento de água para piscinas, tem ácido cianúrico como componente. Alguns produtos são livres de ácido cianúrico e, por isso, não serão afetados pelos efeitos salientados.

 

Atenciosamente,

Diretoria da ANAPP

Associação Nacional de Fabricantes Construtores de Piscinas e Produtos Afins.

 

(*) Artigo referente ao assunto publicado pela Pool SPA New – PSN

http://www.icis.com/blogs/asian-chemical-connections/2017/09/china-accelerates-chemicals-plant-relocations-as-supply-disruptions-build/