21/11/2024

Hipertensos e diabéticos exigem mais cuidados no calor


Compartilhe:

Falta de hidratação adequada pode desregular a pressão arterial e a glicemia, além de favorecer graves complicações de saúde

 

A hidratação diária é fundamental à saúde geral e, nos dias mais quentes, esse hábito torna-se ainda mais importante. Afinal, a água regula a temperatura corporal e ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais no organismo. Entretanto, para repor a água e os sais minerais perdidos com o suor é necessário ingerir líquidos na quantidade adequada. Embora a hidratação deva ser uma preocupação de todas as pessoas, especialmente nos dias mais quentes, esse cuidado precisa ser redobrado por indivíduos com quadros de hipertensão arterial ou diabetes.

De acordo com o cardiologista e nefrologista Celso Amodeo, médico especializado em hipertensão arterial do Hcor, em São Paulo, a cautela é necessária porque os medicamentos diuréticos – comumente utilizados para tratamento da hipertensão – aumentam a eliminação de água e sais minerais pela urina, o que torna mais fácil a ocorrência da desidratação. “Com isso, o sangue torna-se mais espesso e aumenta o risco de formação de coágulos. Essa dificuldade para passagem pelos vasos sanguíneos pode levar a doenças mais sérias, como o acidente vascular cerebral”, alerta. 

Para manter a hidratação adequada e evitar complicações da hipertensão arterial ou do diabetes, o especialista recomenda a ingestão de água ou água de coco. “Pessoas com pressão alta e diabetes devem evitar qualquer tipo de suco industrializado e bebidas isotônicas, devido às restrições quanto às quantidades de sódio e açúcar ingeridas”, ensina. Além disso, devem ficar atentas às informações nutricionais nos rótulos dos produtos, ter cuidado com sucos de frutas naturais, uso de adoçantes e refrigerantes – mesmo que sejam os chamados ‘zero açúcar’.

A recomendação geral para os dias quentes é usar roupas leves, aumentar o consumo de água, sucos de frutas naturais (com moderação para diabéticos) e água de coco, bem como incluir frutas, verduras e legumes à dieta. Outra dica é respeitar o organismo. “A sede é um alarme de que o corpo está em desequilíbrio e precisa ser hidratado”, reforça  o médico.

Álcool – De acordo com o médico, as bebidas alcoólicas aceleram a desidratação e potencializam os danos devido aos petiscos que costumam acompanhá-las. “A combinação clássica de cerveja e fritura pode levar ao aumento da pressão arterial e a complicações para hipertensos”, ressalta. Alimentos ricos em sal, como embutidos, enlatados, salgadinhos e temperos prontos, assim como preparações muito gordurosas e salgadas, também devem ser evitados.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hcor