11/05/2023

Fisioterapia Aquática é aliada em processos de reabilitação


Compartilhe:

Pacientes que sofreram AVC, atletas em processo de reabilitação precoce e até pessoas em período pós-operatório

 

O elemento mais trabalhado no setor de piscinas, a água, é vista por muitos como sinônimo de bem-estar e qualidade de vida. Fundamental para a manutenção da saúde, é muito comum ouvir sobre a importância de consumir, no mínimo, dois litros por dia, ou sobre o relaxamento físico promovido pelo contato do corpo com a água quente, seja no momento do banho após um dia cansativo, ou em uma banheira de ofurô no seu SPA favorito. E todos esses benefícios terapêuticos da água são comprovados e defendidos cientificamente por especialistas.

Segundo a Dra. Fernanda Mayrink, professora adjunta do curso de fisioterapia e membro do Departamento de Educação Integrada à Saúde do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo, as propriedades físicas da água permitem, tanto uma diminuição da sobrecarga articular, quanto o relaxamento muscular. Mas os benefícios terapêuticos da água vão muito além disso, por meio da fisioterapia aquática, um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades físicas da água, é possível atuar na reabilitação de diversas condições de saúde, incluindo o aumento da resistência para o condicionamento aeróbico e ganho de força.

“A fisioterapia aquática pode ser utilizada no processo de reabilitação precoce, alívio de dor, ganho de força muscular, melhora da amplitude de movimento, do equilíbrio, entre outros benefícios”, explica Fernanda. Segundo ela, essa prática traz benefícios até mesmo para pessoas que sofreram um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e pacientes em período pós-operatório de determinadas cirurgias, como artroplastia do joelho. Além disso, a também chamada Hidroterapia pode ajudar na melhora do equilíbrio em pessoas idosas, diminuindo o risco de quedas, e atletas em processo de reabilitação precoce.

Realizada em ambiente lúdico, a fisioterapia aquática é uma atividade atrativa, tanto para crianças quanto para adultos, que precisam de estímulos diferentes para motivar a adesão a tratamentos, que muitas vezes podem ser longos e cansativos. Dessa forma, a profissional garante que a prática é acessível para todas as idades, permitindo que pacientes de qualquer faixa-etária sejam beneficiados, desde o bebê ao idoso.

“Existem técnicas que foram desenvolvidas para o tratamento no ambiente aquático, porém a compreensão da cinesioterapia e das propriedades da água, bem como seu efeito sobre o corpo, possibilitam que o profissional de fisioterapia atenda às mais diversas condições de saúde nesse ambiente”, explica. Apesar disso, existem algumas contraindicações relativas para a realização da prática. Entre elas estão o estado febril, incontinência fecal, infecções, feridas abertas, epilepsia e labirintite. Pacientes com alguma dessas condições devem alertar os profissionais terapeutas quanto a isso para que sejam realizadas adequações ou a suspensão da terapia, caso necessário.

Por fim, para um tratamento adequado e seguro de fisioterapia aquática, Fernanda afirma que o acompanhamento profissional é de extrema importância. “É indispensável que a realização dos exercícios seja conduzida por um profissional fisioterapeuta com total conhecimento da técnica, para garantir segurança e eficácia do tratamento aos pacientes”, conclui.

 

Fonte: Revista Edição 168