24/01/2018

Fira Barcelona: resumo da participação da Anapp no evento Piscinas & Welness Barcelona 2017


Compartilhe:

Por Marcelo Mesquista – Superintendente da Anapp

A Fira de Barcelona é uma das mais importantes instituições de comércio na Europa por sua atividade, instalações, experiência e liderança. Fundada em 1932, organiza todos os anos salões e congressos que cobrem os principais setores da economia. Sua contribuição anual para a economia da cidade e seus arredores é estimada em mais de 2,6 bilhões de euros e sua atividade também gera valor social e público. O evento Piscina & Wellness Barcelona foi realizado de 17 a 20 de Outubro no espaço Gran Via, um dos maiores e mais modernos recintos de feiras da Europa,
desenhado pelo arquiteto japonês Toyo Ito, Prêmio Pritzker de Arquitetura. Caracteriza-se por seu design, funcionalidade e sustentabilidade e abriga um dos maiores parques fotovoltaicos construídos no convés. Seus oito pavilhões, conectados por uma passarela que canaliza a circulação dos visitantes, possuem os recursos técnicos e logísticos mais avançados.

A PARCERIA DA ANAPP COM A FIRA BARCELONA

Ocorre desde a edição de 2013 da Piscina & Wellness Barcelona, onde uma delegação de empresários brasileiros visitou o evento. Em geral, ao longo das 3 edições do evento, os profissionais das empresas associadas da ANAPP tiveram acesso gratuito à feira, participação de encontros de negócios e em eventos paralelos promovidos pela Piscina & Wellness Barcelona. Ao longo dos últimos anos a parceria foi fortalecida e, à exemplo de 2015, na edição de 2017 foi realizado o II Encontro de Presidentes de Associações da América Latina e Europa, onde são promovidas trocas de experiências de atuação e gestão associativa, serviços, pesquisas e atividades aos associados, intercambio de normativos e conteúdos de cursos para desenvolvimento de pessoas. O encontro de 2017 contou com as participações de representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Grécia, Alemanha e Reino Unido. A ANAPP foi representada pelo Superintendente Marcelo Mesquita, que substituiu ao presidente Hugo Lisboa que se recupera bem de uma cirurgia no joelho. O Brasil destacou em sua apresentação os avanços nos aspectos normativo e legislativo para segurança nas piscinas. Edição de 2017 da feira Piscina & Wellness Barcelona: Foram 341 expositores em dois pavilhões num total de 14 mil m² que reuniram um total de 621 produtos diferentes, 129 deles lançamentos da indústria do setor. Nas diversas atividades da feira, a programação do espaço Startups Village By 4YFN (Four Years From Now), dedicado à Startups Village By 4YFN, foi destaque do evento e reuniu 14 das mais importantes empresas startups de diferentes países com inovações e soluções disruptivas no segmento de piscinas e wellness. Outro espaço muito valorizado e que cresceu de 350 m² (2015) para 740 m² (2017), foi o Wellness SPA Experience, que na edição de 2015 contou com mais de 8 mil visitantes. Trata-se de um espaço real de um centro de Wellness, com apresentações de empresas sobre produtos e serviços no tema e totalmente operacional com as soluções fornecidas pelos expositores, selecionados pelo Comitê Técnico do evento. A Wellness Spa Experience contou com seminários e demonstrações de novos tratamentos e terapias com produtos das principais marcas de cosméticos e de aparelhos de beleza. As apresentações foram realizadas nas quatro cabines de tratamento no centro de bem-estar e realizadas por especialistas em esteticistas.

3

INNOVATIVE ZONE

Outro destaque no evento, como o próprio nome diz, reuniu as inovações tecnológicas em zonas úmida e seca. Na zona úmida, uma grande piscina de profundidade de 1,45 m e dimensões de 8,47 m x 4,24 m tinha demonstrações de atividades físicas e hidroginástica. Na zona seca foram realizadas demonstrações a cada 30 minutos de empresas de produtos de instalação de revestimentos em piscina em tempo real. Esta foi uma atividade em que os instaladores poderiam obter informações de primeira mão sobre os últimos avanços no setor. Outro ponto alto foi a participação de especialistas financeiros que ofereciam consultoria grátis para profissionais.

Sem Título-1

INTERNET DAS COISAS – (INTERNET OF THINGS)
Este espaço apresentou várias soluções IoT para gerenciamento inteligente e uso da água com tecnologias e soluções de grande valor agregado para o setor de água. A integração do IoT no gerenciamento de água traz grandes benefícios para a cadeia de valor tanto para as empresas e seus profissionais, como para os usuários de piscinas, centros de bem-estar e spas que podem usar seu smartphone ou outro dispositivo para monitorar a condição da água, a temperatura, o consumo de energia, o estado de conservação, etc. simplesmente adicionando soluções genuínas que oferecem economias, segurança e conforto para suas instalações. Abaixo algumas das soluções apresentadas nesse espaço:

• Monitoramento
• Controle de fluxo
• Ciclos de temperatura
• Qualidade e pureza da água
• Sistemas de manutenção
• Sistemas de controle de condensação e umidade
• Sistemas de eficiência energética
• Sistema de automação
• A água como recurso de lazer e entretenimento
• A água como recurso terapêutico e experiencial, dentre outros

LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Desde um tipo de água mais densa, sem sal, que impede as pessoas afundarem, tampa antialgas, até motores e bomba eficientes, filtros sem areia, robôs de limpeza das piscinas, equipamentos inteligentes de controle de parâmetros da água conectados e tecnologias de aquecimento foram os destaques da Innovative Zone. Todas essas inovações estão disponíveis em: http://www.piscinawellness.com/en/exposicion-novedades-innovation-zone

INTEGRAÇÃO LATINO AMÉRICA – EUROPA

Os mercados do México e Caribe são os principais destinos mundiais para investimentos em hotéis de luxo. Por esta razão, foram os principais decisores e compradores do México e do Caribe com perfis muito específicos, como arquitetos, designers, desenvolvedores, investidores na indústria hoteleira e operadores hoteleiros. O objetivo é impulsionar a transferência de conhecimento e a colaboração entre empresas Europeias com presença e / ou interesse no mercado latino-americano. Durante o evento houve conversas, grupos de discussão, grupos de trabalho, reuniões de negócios e visitas a projetos únicos na cidade de Barcelona.

PRÊMIO PARA ESTUDANTES BRASILEIRAS EM BARCELONA

Este ano, um total de 98 inscritos se candidataram aos prêmios Piscina & Wellness Barcelona nas diferentes categorias: piscina residencial, piscina renovada, piscina para uso público, piscina de bem-estar e produto inovador. Outra característica nova da edição deste ano foi a competição para estudantes de arquitetura, que foi um sucesso real com 60 participantes. As irmãs estudantes de arquitetura Danielle Khoury Gregorio (USP) e Raquel Khoury Gregorio (Mackenzie), ganharam o 2° lugar no concurso. Os finalistas foram exibidos durante os quatro dias do show na Zona de Inovação. Os vencedores foram anunciados no evento público que aconteceu em 18 de outubro na Casa Llotja de Mar, em Barcelona. 2º PRÊMIO: Square of Water 94; Localização: Praça Carles Buïgas – Barcelona, Espanha; Programa: Praça, piscinas de usos diversos, saunas e áreas de relaxamento; Data do Projeto: julho, 2017; Área total : 6100 m2. O júri apreciou a funcionalidade do projeto e a qualidade do espaço aquático recreativo na superfície e no interior. Descrição do projeto : Uma das principais preocupações do projeto foi criar um edifício que dialogasse com o seu entorno, não confrontando com os importantes monumentos presentes no local. Por isso, a área para banhospúblicos se localiza no subsolo. O espaço livre no térreo é uma oportunidade para criar uma praça urbana. Essa praça mantém a conexão visual entre os 4 monumentos ao seu redor: o Pavilhão Barcelona de Mies van der Rohe, a Fonte Montjuïc, o Palácio da Victoria Eugenia e o Caixa Fórum.

Apesar de sua localização no subsolo, o centro aquático mantém a comunicação e interação com o exterior através de
aberturas de vidro na cobertura por onde os visitantes podem passar. Por essas aberturas as atividade nas piscinas são expostas ao nível da rua. Ao mesmo tempo, a praça urbana se torna um cenário para a experiência dos banhos. Sobre o piso de vidro, uma fina camada de água deixa sua marca nas cenas que são vistas através dela. Essa praça permite que o edifício seja constantemente aberto à cidade, mesmo quando o centro aquático esta fechado.

Graças aos desníveis presentes na planta térrea associados com as fontes, a ação de pular, brincar e permanecer são incentivadas, mantendo um diálogo entre arquitetura, homem e água, explorando experiências sensoriais que vão além do aspecto visual. Após experienciar a praça, os visitantes descem para o nível das piscinas via escada ou elevador.

Uma sequência de sanitários, vestiários, chuveiros e armários próximos ao hall de entrada prepara o visitante para a chegada ao centro aquático. Na planta do subsolo o espaço interior da piscina é organizado por um conjunto de ‘’cubos’’ que criam diferentes atmosferas dentro, fora e acima deles (na praça no nível superior), ao mesmo tempo que desempenham uma função estrutural. Dentro dos cubos são criadas áreas mais íntimas, silenciosas e relaxantes.
O centro aquático possui nove piscinas, uma área de diversão com fontes, duas saunas e três piscinas fechadas para relaxamento.

Fonte: Revista Anapp – edição 136