29/05/2025

Especialista destaca dispositivos fundamentais para manter a segurança na piscina


Compartilhe:

Ralos anti-aprisionamento, tampas de fechamento automático, escadas e corrimões de acesso e até a escolha do piso podem diminuir o risco de acidentes

A segurança é um dos temas mais importantes quando o assunto é piscina. Seja uma estrutura em casa, condomínios, hotéis, clubes ou parques, existem dispositivos que são indispensáveis para manter a segurança do banhista do momento em que ele chega à área externa até sua permanência no interior da piscina. E para falar melhor sobre cada um desses acessórios e como eles funcionam, a Revista ANAPP trouxe uma entrevista exclusiva com o especialista Luiz Henrique Marques, que é sócio e diretor técnico das empresas COMARX Equipamentos e Acqua Linea Projetos e integrante da comissão de estudo da revisão da Norma ABNT NBR 10339:2018.

“Quando o assunto é segurança ativa, gosto de começar pelos ralos anti-aprisionamento. É claro que tudo depende do tamanho da piscina, mas são necessários pelo menos dois. Eles devem ter um espaçamento mínimo de 1,50m entre eles”. O segundo produto mencionado pelo especialista são as tampas de fechamento automático para dispositivos de aspiração. Ele explica que ambos atuam de forma a evitar um acidente de sucção dos cabelos e outras partes do corpo dos banhistas.

Em terceiro lugar, mas igualmente importante, Luiz menciona as escadas, corrimãos e pisos antiderrapantes, que vão facilitar a entrada e saída da piscina. “São dispositivos que evitam acidentes no acesso à estrutura. Além de torná-la mais acessível para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, afirma o também diretor de comunicação da ANAPP.

Luiz Henrique Marques é sócio e diretor técnico das empresas COMARX Equipamentos e Acqua Linea Projetos, e integrante da comissão de estudo da revisão da Norma ABNT NBR 10339:2018

Já as cercas de proteção são importantes aliadas quando a intenção for evitar o acesso à piscina. Um acessório bastante importante para quem tem crianças e PETs em casa. Por fim, Luiz explica que os botões de emergência são usados para desligar todo o sistema da piscina e tocar o alarme quando um acidente não puder ser evitado.

Itens como boia salvavidas fazem parte do Kit de Emergência, recomendado pela norma ABNT NBR10339

Ralos antiaprisionamento são essenciais para segurança

As escadas também são itens de suma importância para a segurança

Outros acessórios como boia salva-vidas fazem parte do Kit de Emergência, recomendado pela norma ABNT NBR10339 para piscinas de uso coletivo, incluindo clubes, hotéis, parques e condomínios. Luiz Henrique, que também é Membro da Comissão da ABNT que ajudou a elaborar essa e outras normas para piscinas, insiste no uso de todos esses dispositivos para garantir uma experiência agradável e segura para todos os banhistas.

Se você está em processo de construção da sua piscina e tem dúvidas específicas sobre esses e outros dispositivos de segurança, é importante que conte com a ajuda de um profissional do ramo para te auxiliar. As empresas e profissionais associados à ANAPP são totalmente qualificados e têm total conhecimento para oferecer esse tipo de consultoria e suporte. E você pode encontrá-los no site oficial da Associação.

 

Fonte: Revista ANAPP Edição 180